Número 5 do Brasil abre série contra o Japão na Copa Davis; veja programação

Divulgação

Na noite desta quarta-feira (horário de Brasília), foi realizado o sorteio oficial dos jogos do confronto entre Japão e Brasil pelos Play-offs do Grupo Mundial da Copa Davis. Caberá ao gaúcho Guilherme Clezar, atual 244º do ranking da ATP e quinto melhor do país, abrir o confronto no piso rápido de Osaka diante de Yuichi Sugita, 42º do mundo e principal jogador dos donos da casa, já que Kei Nishikori desfalca a equipe por lesão no punho.

O confronto entre Clezar e Sugita não será inédito pelo circuito profissional. Em 2015, o brasileiro levou a melhor na primeira rodada de um Challenger na Nova Zelândia em sets diretos. A partida começa a partir das 23h desta quinta-feira (11h de sexta em Osaka) com transmissão AO VIVO do SporTV 3.

Após o primeiro jogo, Thiago Monteiro, 116º do ranking e número 1 do Brasil – com as ausências de Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva – encara o experiente Go Soeda, 139º do mundo. Será o primeiro duelo entre ambos pelo circuito profissional.

Na sexta-feira à noite (de Brasília), acontecerá a partida de duplas. O Brasil vai com os favoritíssimos Marcelo Melo e Bruno Soares, ambos top 10 do ranking, diante de Ben McLahlan e Yasutaka Uchiyama.

Finalmente, no sábado à noite, ocorrem os dois últimos jogos de simples da série – às 23h, Monteiro encara Sugita no duelo entre os principais tenistas de cada país, e Clezar fecha a eliminatória contra Soeda, se necessário.

Se vencer a série, o Brasil retornará à elite da Copa Davis após três anos. Caso saia derrotada, a equipe comandada por João Zwetsch jogará o Zonal Americano mais uma vez em 2018.

COPA DAVIS
JAPÃO x BRASIL

Local: Utsubo Tennis Center, em Osaka (JPN)
Superfície: quadra rápida

QUINTA-FEIRA – 23h (de Brasília)
Yuichi Sugita (JPN) x Guilherme Clezar (BRA)
Go Soeda (JPN) x Thiago Monteiro (BRA)

SEXTA-FEIRA – 23h
Ben McLahlan / Yasutaka Uchiyama (JPN) x Marcelo Melo / Bruno Soares (BRA)

SÁBADO – 23h
Yuichi Sugita (JPN) x Thiago Monteiro (BRA)
Go Soeda (JPN) x Guilherme Clezar (BRA)



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.