Mortal Kombat: Tudo o que você precisa saber a franquia

Lançado para arcade em 1992, o jogo de luta rivalizou com a série Street Fighter. A última versão do jogo, Mortal Kombat XL, lançada em 2016 para Xbox One e Playstation 4, traz personagens conhecidos fora do mundo da franquia, como Jason Vooheers, Alien, Leatherface e Predador.

Em 2017, a franquia Mortal Kombat, terceiro jogo de luta mais querido dentre todos os amantes de videogames, atrás apenas de Street Fighter e Tekken, completa 25 anos de existência. A primeira versão do jogo, ainda para arcade, foi lançada em 1992 e contava com 10 lutadores. Porém, ao iniciar o jogo, apenas sete estavam disponíveis.

O maior diferencial da franquia são os fatalites (vídeo abaixo), finais em cada luta em que o player vencedor, ao executar uma sequência de movimentos no controle, faz com que seu lutador mate o lutador adversário de uma forma sangrenta. Após o lançamento para arcade e o estrondoso sucesso, nove consoles receberam o jogo entre 1993 e 1994, difundindo ainda mais o jogo e aumentando a legião de fãs.

Em 1993, a Midway, produtora e desenvolvedora da série, lançou a sequência do primeiro jogo: Mortal Kombat II. O jogo apresentou novos lutadores, sendo 17 o total. Os fatalites, estrelas do jogo e grande diferencial, ganharam a companhia dos babalites e dos friendships

Os babalites consistiam em transformar o lutador derrota em bebê, literalmente, conforme é possível perceber no vídeo logo a seguir:

Já os friendships eram maneiras de agradar o adversário, fazendo alguma coisa “fofa”. O vídeo abaixo mostra alguns friendships dos lutadores.

Dois anos depois de Mortal Kombat II, a Midway lançou Mortal Kombat 3, trazendo o animality (vídeo abaixo), que era uma alternativa para o lutador vencedor matar o lutador derrotado se transformando em um animal. MK3, sigla muito utilizada para designar o game, foi o último para os consoles de 16 bits como SNES e Mega Drive

Em 1997, a Midway lançou o primeiro Mortal Kombat em 3D para arcade, o Mortal Kombat 4, que também saiu um ano depois para Playstation e Nintendo 64. Mortal Kombat 4 trouxe novos desafios e personagens selecionáveis como Quan-Chi, Jarek, Kai, Reiko, Shinnok e Fujin.

Após algumas edições sem o sucesso do início da franquia, a Warner Bros, que comprou a Midway, lançou em 2015 o Mortal Kombat X para o XBOX One, Playstation 4, IOS, Microsoft Windows e Android. O jogo foi o maior lançamento da história da franquia, com mais de 5 milhões de cópias vendidas em todo mundo só nos primeiros seis meses de lançamento.

O jogo contou com personagens que poderiam ser adquiridos via DLC, comprando na Playstation Network, XBOX Live, assim como roupas alternativas dos personagens e imagens exclusivas.

Em 2016, a Warner lançou a versão completa de Mortal Kombat X, o Mortal Kombat XL, que possuía como selecionáveis os lutadores que na versão anterior só poderiam ser adquiridos via DLC.

Alguns vídeos sobre Mortal Kombat X e Mortal Kombat XL



Adora esportes. Consegue achar qualidades em qualquer um deles, principalmente futebol, vôlei e MMA