Torcedores.com Vozes da Marca

F1 mudará sistema de pontos para superlicença e F2 passará a ser “quase”obrigatória

Advertisement
F2 Superlicença F1
Twitter Oficial da FIA F2

A F1 deve alterar o sistema de pontuação para os pilotos adquirirem a Superlicença, necessária para poder ingressar na F1. E com as novas regras, a F2 passará a ser praticamente obrigatória, pelo menos é o que afirma o diretor técnico da F2, Didier Perrin.

As regras para que um piloto consiga a superlicença e possa participar da F1 devem sofrer algumas mudanças em breve, e por conta das novas propostas, passar pela F2 praticamente se tornará algo obrigatório, ou pelo menos, o caminho mais interessante para chegar a principal categoria do automobilismo mundial, foi o que revelou o diretor técnico da F2, Didier Perrin, em entrevista ao site Motorsport.com:

“O sistema de pontos para a superlicença será revisto. Será praticamente obrigatório correr na F2 – na teoria não será obrigatório de fato, mas será o melhor caminho para a F1”, confirmou o dirigente.

Atualmente, um piloto precisa adquirir quarenta pontos para conseguir a superlicença. Os campeonatos de F2, F3 Europeia, Formula Indy, Fórmula E e LMP1 do WEC já proporcionam os pontos necessários para que um piloto possa adquirir o documento e possam competir na F1. Porém, a intenção dos novos donos da F1 é tornar a entrada na competição semelhante ao que acontece na MotoGP, através das categorias de base. Por isso, teremos mudanças em breve no sistema de pontuação.

Mesmo não sendo campeão de uma dessas categorias citadas acima (o que rende ao piloto os quarenta pontos necessários), atualmente basta conseguir 40 pontos na somatória dos últimos três anos e pronto. Com a nova regra, a F2 passará a ser a competição que terá o maior número de pontos para a superlicença, o que tornará a competição o caminho principal de acesso a F1:

“É muito importante. Queremos voltar a valorizar a competitividade do piloto em vez de sua carteira. Isso irá promover muito a F2, já que ela será a categoria que dará mais pontos e a melhor preparação técnica para ir à F1.”

“Isso será divulgado em breve. Não quero falar em nome da FIA, já que ela divulgará isso, mas tudo será feito para que a F2 seja quase que um pré-requisito para a F1.”

LEIA MAIS:
F1: MCLAREN ACENA COM A POSSIBILIDADE DE TER MOTOR PRÓPRIO EM 2021
PILOTO FRANCÊS DAVID FERRER MORRE AOS 61 ANOS APÓS ACIDENTE EM CORRIDA DE CARROS HISTÓRICOS

O AUTOLINE é um classificado de compra e venda de automóveis, com mais de 150 mil ofertas de veículos seminovos, novos e usados, totalmente gratuito para o anunciante. Acesse e conheça: www.autoline.com.br