Conheça todos os benefícios da Zumba!

Zumba
Rogério Lagos / Torcedores.com

Se você vive no planeta Terra, é bem provável que em algum momento da sua vida já deva ter escutado falar sobre Zumba. Não precisa ser “rato de academia” para ter ouvido sobre o assunto. Afinal de contas, é justamente para quem não gosta muito de “puxar ferro” e abomina os exercícios tradicionais que essa modalidade que mistura ginástica e movimentos de danças foi criada.

Tudo começou em meados da década de 80, quando o bailarino colombiano Beto Perez esqueceu seu material para aula e precisou se virar com o que tinha. “Ele tinha algumas fitas gravadas com músicas que gostava de rádio e foi com elas que ele deu a aula, completamente no improviso”, explica um dos sete especialistas em educação de Zumba no Brasil, Raphael Rosa.

E foi ali que o o ex-coreógrafo da Shakira, meio que sem querer, criou a modalidade que já é febre em todo o mundo. De acordo com dados da Zumba Fitness, oficialmente fundada em 2001, a dança já está presente em 180 países, em 200 mil academias e com mais de 15 milhões de adeptos. No Brasil o ritmo chegou entre 2010 e 2011.

“A nossa aula tem uma característica dinâmica para que as pessoas otimizem o gasto calórico. Esse é um dos principais trunfos da aula. Então a gente não para, justamente para que a pessoa possa gastar mais energia. Mas precisa ser de uma forma fácil para que possamos ter um grande número de adeptos, assim como demonstramos na Feira”, explica Raphael.

A Feira que o instrutor de Zumba se refere foi a 18ª IHRSA Fitness Brasil, maior evento do setor no país, que aconteceu neste último final de semana em São Paulo. O local contou com um espaço bem grande destinado ao pessoal do Zumba Fitness e o Torcedores.com conseguiu comprovar os benefícios que a modalidade proporciona. Dê só uma olhada!

LEIA MAIS
VEJA DICAS DO GUGA PARA QUEM DESEJA SER ATLETA DE ALTA PERFORMANCE