Surpresa! Promessa canadense vence Nadal e adia o Nº1 do espanhol

Reprodução: Facebook Oficial Rafael Nadal

O espanhol, Rafael Nadal, cabeça de chave número 1, foi eliminado nessa quinta-feira (10) pelo jovem canadense Shapovalov de virada por dois sets a um. A partida teve as parciais de 3/6, 6/4 e 7/6(4).

Essa foi a segunda grande vitória da promessa do Canadá no circuito. No jogo anterior ele bateu o argentino Juan Martin del Potro e na primeira rodada salvou quatro match-points diante do brasileiro Rogério Dutra Silva.

O primeiro set foi de domínio do espanhol. Com a solidez de sempre, Nadal foi cirúrgico nos pontos decisivos e venceu sem muitas dificuldades por 6/3. Já a segunda parcial foi mais equilibrada. O jovem canadense se impôs mais no jogo e aumentou o seu nível de tênis. Logo no início do set, Shapovalov conseguiu uma quebra de saque e liderava o set. No entanto, o espanhol não desistia dos pontos e sempre apertava os games de saque da promessa canadense. Até que no fim do set, Nadal conseguiu devolver a quebra atrás e empatou a partida. Porém, no décimo game quando Shapovalov liderava por 5/4, Nadal sentiu a pressão e cedeu à quebra de serviço, 6/4 para o canadense.

O terceiro set foi de fortes emoções. Com ambos os tenistas sofrendo em seus games de serviço, a partida estava bem equilibrada. Shapovalov salvou alguns break-points, sempre combinando bons saques abertos e utilizando o seu forhand do fundo de quadra. Os jogadores não conseguiam a quebra de serviço, e no final a partida foi para o decisivo tie-break. Nadal começou com um mini-break logo de cara e depois abriu 3/0. No entanto o jovem tenista mostrou personalidade e conseguiu empatar o game decisivo. A partir disso Shapovalov se impôs e quando Nadal sacava em 5/4 ele conquistou outro mini-break e teve os primeiros match-points do jogo. Logo na primeira oportunidade ele não titubeou e fechou o jogo em dois sets a um eliminando Rafael Nadal, que buscava o retorno ao topo do ranking da ATP.

Nas quartas de final Shapovalov enfrentará o francês Adrian Mannarino que venceu o sul-coreano Hyeon Chung, 56º do mundo por duplo 6/3.

LEIA MAIS:
VÍDEO: FEDERER, NADAL E TOPS FAZEM PRIMEIROS TREINOS EM WIMBLEDON
NADAL ATROPELA WAWRINKA E COMPLETA ‘LA DÉCIMA’ EM ROLAND GARROS
ATROPELOU! FEDERER PASSEIA E VENCE CANADENSE NA ESTREIA EM MONTREAL