O futebol europeu na TV – temp. 2016/2017 – Emissoras

Foto:

Se Globo e SporTV comandam as transmissões dos principais torneios brasileiros, no futebol europeu a emissora brasileira de maior destaque é outra.

Já vimos que a Premier League é o torneio com o maior número de jogos transmitidos pelas emissoras brasileiras, agora vamos ver qual emissora transmite mais jogos do futebol europeu.

LEIA MAIS:
O futebol europeu na TV – temp. 2016/2017 – Torneios
Balanço da média de público na Europa – 2016/2017

Os números apresentados aqui foram retirados das grades de programação das emissoras.

Foram analisadas as grades de programação das emissoras esportivas por assinatura: ESPN, Fox Sports, BandSports, SporTV e Esporte Interativo, os canais abertos Globo e Band, além das plataformas digitais WatchESPN, Fox Play, EI Plus e GloboEsporte.com.

Para essa análise foram consideradas as ligas nacionais da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda e Portugal, as Copas da Inglaterra, da Liga Inglesa, da Itália, da Alemanha, do Rei e da França, e os torneios continentais UEFA Europa League e UEFA Champions League.

O grande destaque entre as emissoras é disparado o grupo ESPN, somando seus canais por assinatura mais a plataforma digital foram 1.136 jogos transmitidos, sendo 681 pelos canais de TV e 455 pelo WatchESPN. Vale ressaltar que sozinha, a ESPN transmitiu mais jogos que as outras emissoras juntas.

O carro chefe do grupo ESPN é a Premier League, a emissora transmite de forma exclusiva para o país um dos principais torneios do mundo. Entretanto, a ESPN é a única emissora nacional que não possui direitos de nenhum campeonato profissional que envolve grandes clubes do Brasil, o que sem dúvida faz com que volte sua força para os jogos dos campeonatos europeus.

A ESPN também é líder no número de torneios transmitidos, dos 15 torneios analisados ela transmite 13, sendo que 7 de forma exclusiva. Mas a emissora não possui os direitos de transmissão do principal torneio de clubes da Europa, a UEFA Champions League, que hoje é transmitida de forma exclusiva na TV por assinatura, pelo Esporte Interativo.

Um número que chama a atenção é a quantidade de transmissões que ocorreram nas plataformas digitais, foram mais de 600 transmissões, sendo que o grande destaque é o WatchESPN, com 455 jogos.

Ao total foram transmitidos 1.817 jogos para o Brasil e foram feitas 1.995 transmissões. Vale ressaltar que muitos jogos tiveram transmissão de mais de uma emissora, o que faz com que o número de transmissões seja maior que o número de jogos.

Na temporada 2016/2017, o brasileiro acompanhou mais de 2.725 horas de futebol europeu.

Na próxima matéria, será apresentado o número de transmissões por time.

Até a próxima!



Profissional de marketing esportivo que conhece, vive e ama o futebol.