O futebol europeu na TV – temp. 2016/2017 – Torneios

Foto: Matthew Lewis

A temporada europeia de futebol está começando e os principais canais de esporte por assinatura do Brasil já estão a todo vapor. Na temporada passada não foi diferente.

Anteriormente, já foram apresentados os números de bilheteria dos principais campeonatos nacionais da Europa. Se ir a um estádio europeu é mais complicado para os brasileiros, os canais, principalmente por assinatura, nos dão a oportunidade de acompanhar os grandes jogos à distância.

LEIA MAIS:
Um balanço da média de público na Europa – 2016/2017
A média de público na Europa – França e Holanda
A média de público na Europa – Itália e Portugal
A média de público na Europa – Espanha e Rússia
A média de público na Europa – Inglaterra e Bélgica
A média de público na Europa – Alemanha e Turquia

As principais ligas europeias são constantemente exibidas nos canais de TV por assinatura e agora será apresentado um levantamento sobre os números de transmissão da temporada 2016/2017.

Vamos apresentar quais torneios e quais times mais estiveram na TV brasileira nesse período, além de apontar a emissora que mais transmitiu o futebol europeu.

Para esse levantamento foram usadas informações divulgadas pela grade de programação das principais emissoras esportivas do Brasil: SporTV, ESPN Brasil, Fox Sports, Esporte Interativo, Bandsports, além de Band e Globo.

Hoje serão apresentados os números dos principais torneios nacionais e continentais da Europa:

* Inglaterra: Premier League, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra;
* Espanha: LaLiga Santander e Copa do Rei;
* Itália: Série A e Copa Itália;
* Portugal: Liga NOS;
* Alemanha: Bundelisga e Copa da Alemanha;
* França: Ligue 1 e Copa da França;
* Holanda: Eredivisie;
* UEFA: Europa League e Champions League.

Entre os torneios analisados, o que teve o maior número de transmissões para o Brasil foi a Premier League. Dos 380 jogos do campeonato inglês, 377 foram transmitidos, ou seja, cerca de 99% das partidas do campeonato tiveram transmissão para o Brasil, sendo exclusivamente transmitidas pela ESPN, que distribui as partidas entre seus canais de TV e internet (WatchESPN)

Entre as Copas, a Copa da Inglaterra, com 24 jogos transmitidos, foi a que mais passou na TV no Brasil, e a Europa League superou a Champions League e teve 151 jogos transmitidos na temporada.

A UEFA Champions League e EUFA Europa League são os torneios que contam com o maior número de emissoras transmitindo seus jogos, são três emissoras para cada, sem contar as plataformas digitais.

O campeonato inglês e holandês, e as copas da Inglaterra, da Liga Inglesa, da Itália, da Alemanha e da França são transmitidos por uma única emissora, a ESPN.

Na próxima matéria serão apresentados os números por equipe. Oportunidade para ver qual equipe teve mais jogos transmitidos no Brasil.

Até a próxima!



Profissional de marketing esportivo que conhece, vive e ama o futebol.