A média de público na Europa – Espanha e Rússia

Créditos: Julyana Travaglia/Globoesporte.com

Hoje vamos falar da Liga das Estrelas e da liga do país sede da próxima Copa do Mundo FIFA, como será a média de público dessas duas ligas?

LEIA MAIS:
A bilheteria das 10 primeiras rodadas do Brasileiro
A média de público na Europa – Alemanha e Turquia
A média de público na Europa – Inglaterra e Bélgica

Vamos descobrir agora quais times tem o melhor desempenho dentro dos estádios nas ligas de Espanha e Rússia. Os dados informados aqui foram retirados do site Transfermarkt.

ESPANHA

Começaremos pela liga que reúne Messi e Cristiano Ronaldo, dois dos principais jogadores do momento.

Se dentro de campo os merengues foram campeões da Liga, nas arquibancadas a melhor média é do Barcelona, com 78.575 torcedores por jogo, o clube catalão vendeu mais de 1 milhão e 400 mil ingressos nos 19 jogos da Liga. Já o Real Madrid está na segunda colocação com uma média de 71.513 torcedores por jogo e mais de 1 milhão e 300 mil ingressos vendidos na Liga.

A pior média fica com o Eibar, 5.324 torcedores por jogo e 101.158 ingressos vendidos.

A dupla Real e Barcelona não está entre as melhores taxas de ocupação. Na LaLiga, elas pertencem a equipes do Leganés com 92% de lotação e Alavés com 89,5%.

Os estádios com menores taxas de ocupação da liga são: Real Bétis com 55,3% de lotação e Espanyol com 50,4%.

A ausência da dupla Real e Barça entre os primeiros colocados no quesito taxa de ocupação talvez se dê pelo fato de que os estádios Camp Nou e Santiago Bernabeu possuem uma capacidade muito alta, sendo os maiores entre os times avaliados, 99.354 para os catalãs e 85.454 para os merengues.

A LaLiga possui números altos quando o assunto é público, são mais de 10 milhões e 600 mil ingressos vendidos e uma média de 28.167 torcedores por jogo, com uma taxa de ocupação de 72,3%.

Levando em conta que dos 10 milhões e 600 mil ingressos vendidos, cerca de 2 milhões e 800 mil pertencem a dupla Real Madrid e Barcelona, será que o os outros times deixam a desejar? Fica a pergunta.

RÚSSIA

Agora vamos falar do país sede da próxima Copa do Mundo FIFA, a Rússia.

Em 2018, a Rússia será a capital do futebol mundial, mas na temporada 2016-2017 os números de público não foram os melhores possíveis.

Em 240 jogos foram vendidos mais de 2 milhões e 700 mil ingressos e a liga teve uma média de 11.414 torcedores por jogo, com uma taxa de ocupação de 44%.

O destaque foi o Spartak Moscou, com mais de 490 mil ingressos vendidos e uma média de público de 32.760, a equipe também tem a maior taxa de ocupação com 72,2% de lotação do estádio, mas nesse quesito o clube divide a liderança com o Orenburg.

Os menores números pertencem as equipes: Tom Tomsk com a pior média, 4.492 torcedores por jogo e o Rubin Kazan com a pior taxa de ocupação, com 21,3%.

Mais duas ligas analisadas, torcedores. As próximas serão Itália e Portugal.

Fiquem ligados!



Profissional de marketing esportivo que conhece, vive e ama o futebol.