A bilheteria das 10 primeiras rodadas do Brasileiro

Reprodução

O Brasileiro 2017 chegou em sua 10ª rodada, ¼ do campeonato já passou, é hora de fazer um balanço sobre os números de bilheteria.

LEIA MAIS:
G20 – Quem leva mais torcedores aos estádios?
G20 – Qual torcida mais ajuda na receita do seu time

Nos 100 primeiros jogos do campeonato, a média de público pagante foi de 15.179 torcedores por jogo. Até agora foram vendidos mais de 1 milhão e 500 mil ingressos, com uma renda bruta de mais de 53 milhões de reais e ticket médio de 35 reais por ingresso, esses são os números de momento da bilheteria do Brasileiro 2017.

Se compararmos com o mesmo período da temporada passada, tivemos um crescimento em quase todos os quesitos. A média de torcedores por jogo aumentou 2.485, o número de ingressos vendidos aumentou cerca de 200 mil e a renda bruta aumentou cerca de 8 milhões de reais, tudo isso sem aumento no ticket médio.

A liderança do campeonato está nas mãos do Corinthians, mas não é somente no número de pontos que o Timão está à frente: a boa campanha dentro de campo está refletindo nas arquibancadas, o clube é líder em média de público com 35.759 torcedores por jogo. O time que mais vai mal nesse quesito é a Ponte Preta com uma média de 4.452 torcedores, nem mesmo a boa campanha no campeonato paulista motivou o torcedor da Macaca a comparecer ao estádio.

O Timão também era líder até a 10ª rodada da temporada passada, mas com uma média menor que na temporada atual, 31.800 torcedores por jogo. Já na lanterna estava o América-MG que acabou rebaixado no final da temporada, com uma média de apenas 1.674 torcedores por jogo.

Nesta temporada, provavelmente teremos mais uma briga entre Corinthians e Palmeiras pela liderança na bilheteria, o que de fato aconteceu em 2016.

Esse ano houve uma alteração importante no regulamento do Brasileiro, agora os clubes não podem mais vender o mando de campo, algo muito comum na temporada passada, e isso impossibilita jogos em Brasília, Manaus, Espírito Santo, Londrina por exemplo

Daqui a pouco começa a 11ª rodada do campeonato e estaremos aqui, analisando os números. Voltamos para fazer um novo balanço e apresentar a evolução das equipes daqui 10 rodadas.

Até a próxima, torcedores!



Profissional de marketing esportivo que conhece, vive e ama o futebol.