Na Capital, Peixe leva quase três vezes mais torcedores que na baixada

Crédito da Foto: Reprodução/ Facebook Oficial Santos Futebol Clube

Nessa temporada, o time do Santos disputou 16 partidas oficiais em casa, com apenas quatros jogos disputados fora da cidade de Santos, mais precisamente no estádio do Pacaembu. Entretanto, os números apontam que o desempenho do time na capital paulista é superior se compararmos ao desempenho no litoral, dentro e fora de campo.

Elaboramos duas tabelas, ambas possuem o número de jogos, aproveitamento, média de público pagante e renda bruta total em cada estádio:

 

Estádio Vila Belmiro
Número de jogos 12
Aproveitamento 66,6%
Média de pagantes 7.817
Renda bruta total R$ 3.065.795,00

 

Estádio Pacaembu
Número de jogos 4
Aproveitamento 83,3%
Média de pagantes 22.266
Renda bruta total R$ 3.520.650,00

 

 

Além de um desempenho melhor em campo, o Pacaembu tem sido uma boa solução para a falta de dinheiro nos cofres do time alvinegro. Somando as receitas dos quatro jogos que fez na capital, o valor arrecadado supera em quase meio milhão a receita de todos os outros 12 jogos realizados em seu tradicional estádio.

A diferença de público do Santos no Pacaembu é quase três vezes maior do que em Santos. Entretanto, deve-se levar em conta que o estádio municipal de São Paulo tem capacidade para mais de 37 mil torcedores, a Vila Belmiro suporta atualmente pouco mais de 16 mil.

No final do ano passado, o prefeito de São Paulo, João Dória, admitiu que foi procurado pelo presidente santista, Modesto Roma Júnior, sobre uma possível concessão do Estádio ao time, que não arcaria com reformas e melhorias, apenas com a gestão futebolística. Esses e outros fatores fazem com que o assunto se torne cada vez mais comum na mídia e entre os torcedores.



Estudante de Jornalismo, apaixonado por esportes. Tenho como paixão o futebol, nacional e internacional. Pretendo me especializar na área esportiva e seguir fazendo o que eu tanto gosto.