Opinião: O que esperar do São Paulo nas primeiras rodadas do Brasileirão 2017?

Foto: Érico Leonan/Divulgação/saopaulofc.net

Após a eliminação vexatória na Copa Sul-Americana e pressionado pela falta de títulos nos últimos anos, o São Paulo estreia no Brasileirão 2017 neste domingo, sabendo que provavelmente passará mais uma edição da competição sem conquistá-la. Ciente de que existem vários outros elencos superiores, o Tricolor se dará por satisfeito caso conquiste uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem. Este é objetivo do clube no Campeonato Brasileiro deste ano. Pensar em algo além disso, seria irresponsabilidade. E para traçar este caminho rumo à Libertadores da próxima temporada, o time do Morumbi terá uma dura missão, começando com adversários difíceis nas rodadas iniciais do Brasileirão. Confira:

LEIA MAIS: OPINIÃO: POSESIÓN DE BALÓN Y VERGÜENZA 1×1 DEFENSA Y JUSTICIA; QUE ANO DO SÃO PAULO…

Cruzeiro no Mineirão e Avaí no Morumbi
O pontapé inicial da equipe de Rogério Ceni será contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, no Mineirão. A Raposa começa a competição tentando se recuperar de duas quedas recentes, em competições diferentes. Pelo estadual, perdeu o título para o maior rival. Já na Copa Sul-Americana, ficou pelo caminho ao perder nos pênaltis para o Nacional, do Paraguai, na última quarta-feira. Além disso, o Cruzeiro não costuma se dar bem quando enfrenta o São Paulo no Mineirão. Recentemente, o Tricolor venceu o time celeste por 2 a 1, na casa cruzeirense, pela Copa do Brasil, mas a Raposa avançou na competição. Apesar do momento instável e do histórico desfavorável, o Cruzeiro tem uma equipe superior a do São Paulo, que tenta juntar os cacos após uma eliminação das mais humilhantes de sua história. Um empate no Mineirão já estaria de bom tamanho, mas a tendência é uma derrota tricolor na estreia.

Na segunda rodada, o time paulista joga em casa, contra o Avaí. A equipe catarinense volta à elite do Brasileirão, após o vice-campeonato da série B na temporada passada. Atual vice-campeão estadual, o Leão da Ressacada provavelmente não conseguirá segurar o Tricolor no Morumbi. A partida acontece numa segunda-feira, dia 22, às 20h.

Clássico na terceira rodada
Atual campeão brasileiro e apontado como um dos melhores elencos nacionais, o Palmeiras será o adversário do São Paulo logo na terceira rodada. A partida será realizada dia 27, sábado, às 16h, no Morumbi. E é justamente o fato de o jogo ser em seus domínios que faz o torcedor são-paulino ter um pouco de esperança. O Palmeiras não vence o Tricolor no Morumbi há 15 anos. Se a sina se mantiver, o time de Ceni poderá somar, ao menos, um ponto.

Ponte em Campinas e Vitória no Morumbi
A quarta partida será contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, dia 04 de junho, domingo, às 16h. Mesmo enfraquecida com a perda do atacante Pottker, a Macaca promete ser um adversário complicado de ser batido, sobretudo em Campinas. Sair do interior paulista com pelo menos um empate não seria ruim para o São Paulo.

Na quinta rodada, o Tricolor pega o Vitória, no Morumbi, dia 08 de junho (quinta-feira), às 19h30. Embora vá enfrentar um oponente que possui um elenco interessante, o São Paulo é favorito e um resultado positivo é o mais provável.

Com três confrontos em casa e dois fora neste início, a previsão para o São Paulo não é muito animadora, tendo em vista o futebol pobre que vem sendo apresentado. Caso a projeção acima seja confirmada, o Tricolor conquistaria cerca de 53% dos pontos disputados, ou seja, um começo com muita oscilação, algo dentro do esperado para um clube que vive uma das piores fases de sua história. Vale lembrar que essa é a análise de apenas um dos muitos cenários possíveis. A situação, ao final da quinta rodada, pode ser pior ou melhor. No entanto, crer em um aproveitamento muito melhor do que o previsto aqui, seria otimismo demais.



Formado em Jornalismo, são-paulino, profundo seguidor do universo esportivo, principalmente quando o assunto é futebol. Contato: clebermattos22@msn.com