Fórmula E: Buemi suporta pressão de Di Grassi e vence em Mônaco

Foto: Renault e.Dams

Sébastien Buemi venceu no início da tarde deste sábado (13) o ePrix de Mônaco da Fórmula E. O suíço largou da pole position e liderou todas as voltas, ainda que tenha visto Lucas di Grassi bastante próximo na segunda metade da corrida, não foi ameaçado em momento algum, garantindo a sua quarta vitória na temporada.

Com o equipamento da Audi Sport, Di Grassi manteve a segunda posição ao longo das 51 voltas da prova monegasca, e não conseguiu uma aproximação que o permitisse atacar o piloto da Renault e.Dams. O pódio ainda contou com Nick Heidfeld, que avançou cinco posições ao longo da prova para colocar a Mahindra no pódio.

Nelsinho Piquet terminou a prova na quarta colocação. O piloto da NextEV se envolveu em um acidente com Jean-Eric Vergne quando os dois disputavam a terceira posição, mas seguiu na corrida, ao contrário do francês. O grupo dos cinco primeiros contou ainda com Maro Engel, representante da Venturi.

Felix Rosenqvist, que pressionou Engel ao longo de toda a corrida, terminou em sexto, e foi seguido por Daniel Abt, companheiro de Di Grassi. Esteban Gutiérrez obteve a oitava posição, seguido por Antonio Félix da Costa. A zona de pontuação foi completada por Nicolas Prost.

A Fórmula E terá prosseguimento já no próximo final de semana, com a realização do ePrix de Paris.

Confira como foi o ePrix de Mônaco

A prova em Monte Carlo começou com Sébastien Buemi mantendo a primeira posição, seguido por Lucas di Grassi, que se preocupou em se posicionar atrás do suíço. Nelsinho Piquet manteve o terceiro posto, enquanto Jean-Eric Vergne ficou com a quarta posição. Nick Heidfeld superou Maro Engel para ganhar o quinto lugar.

Os cinco primeiros colocados mantiveram suas posições nas voltas seguintes, enquanto Maro Engel passou a ser pressionado por Sam Bird a partir da sétima volta. O inglês, porém, atingiu o muro na volta seguinte e se viu obrigado a visitar os boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Heidfeld abrir temporada de caça a Vergne.

Buemi abriu mais de dois segundos para Di Grassi na abertura da décima volta da prova, enquanto o brasileiro da Audi também tinha uma vantagem confortável para Nelsinho Piquet. Bird, por sua vez, voltou à pista neste momento da prova, com voltas de atraso para os líderes. No giro seguinte, José María López, com o outro carro da DS Virgin, foi aos boxes para trocar a asa dianteira.

Felix Rosenqvist partiu para o ataque sobre Engel, mas teve a porta fechada pelo piloto da Venturi na St. Devote. No giro 14, Daniel Abt conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Robin Frijns para ganhar a oitava colocação. Na volta 19, Vergne passou a pressionar Piquet pela terceira colocação, e após duas tentativas de ultrapassagens, os dois batem, com o brasileiro seguindo na corrida. Quem se aproveitou foi Heidfeld, que avançou para o terceiro lugar.

O Safety Car foi acionado na 22ª volta por conta do incidente entre Piquet e Vergne. Os pilotos optaram, então, por visitar os boxes para fazer a troca de carro.

A prova recomeçou na volta 26, e Engel partiu para o ataque sobre Piquet, enquanto Buemi abriu frente sobre Di Grassi na frente. Pouco depois, Jérôme D’Ambrosio teve problemas e ficou parado na pista, voltando a corrida alguns instantes depois. Heidfeld perdeu desempenho e viu o pelotão liderado por Piquet se aproximar.

Heidfeld conseguiu recuperar o ritmo de corrida e se distanciou de Piquet, que seguiu liderando um pelotão com Engel, Rosenqvist e Abt. Mais atrás, Nicolas Prost passou a pressionar Oliver Turvey em disputa pela 11ª colocação. Na frente, Buemi seguiu com uma vantagem tranquila sobre Di Grassi, apenas controlando as tentativas de aproximação do brasileiro.

A situação da corrida mudou quando restavam sete voltas para o final, quando Buemi perdeu desempenho e viu Di Grassi se aproximar perigosamente. O brasileiro, porém, não atacou o suíço, que voltou a abrir nos giros finais, garantindo a vitória.

Foto: Twitter/Renault e.Dams



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.