Opinião: Reta final do Campeonato Inglês

Campeonato Inglês
Crédito da Foto: Reprodução / Twitter Oficial da Premier League

O Campeonato Inglês é na minha opinião, o melhor campeonato do mundo e os números, no que diz respeito ao público, renda, audiência e futebol jogado não desmentem esses fatos.

Podemos exemplificar todos os aspectos na 35ª rodada, que aconteceu no último final de semana, teve início no sábado com cinco jogos e veio ter a sua finalização na tarde ontem (1), com apenas o duelo entre Watford x Liverpool.

LEIA MAIS:
PREMIER LEAGUE – TRÊS RODADAS ELETRIZANTES ATÉ O FIM

Começamos falando de sábado, onde dois placares zerados marcaram de forma negativa a rodada que se passou. Os duelos entre Southampton x Hull City e Stoke City x West Ham, pouparam as gargantas de seus torcedores para possivelmente a próxima rodada quando vão ter a chance novamente de gritar o tão sonhado gol de todo jogo.

Pior para o Hull City, que ainda se mantém na briga contra o rebaixamento apenas dois pontos à frente do décimo oitavo colocado. Nos outros três jogos, os resultados foram magros, mas que já anteciparam o rebaixamento do Sunderland, que perdeu para o Bournemouth por 1 a 0 e deu adeus a primeira divisão para a próxima temporada.

Já a vitória do Burnley sobre o Crystal Palace, por dois a zero, deixou os mandantes preocupados com a possibilidade de também se juntarem ao Sunderland na segunda divisão da temporada seguinte, enquanto aos vencedores veio uma sobrevida em busca de se manter na elite do Campeonato Inglês.

O último jogo do sábado foi entre West Bromwich x Leicester, que acabou com a vitória dos visitantes pelo placar de 1 a 0, mas que não movimentou muito a tabela, pois os dois times já não têm mais aspirações no Campeonato que está em andamento.

No domingo, mais quatro jogos encaminharam as vidas de muitos times na liga. A começar por Manchester United x Swansea, que empataram no Old Trafford por 1 a 1. Ao fim das contas, não foi de todo ruim para os Diabos Vermelhos, em contrapartida, para o time do País de Gales, o empate fez com que não saíssem da zona do rebaixamento e a preocupação aumenta ainda mais.

Já Everton x Chelsea pavimentou ainda mais o caminho para os Blues de Londres. O 3 a 0 fora de casa foi fundamental para a manutenção da vantagem de quatro pontos para o vice-líder do Campeonato. Para o Everton, a derrota fez o sonho de um torneio europeu se afastar bastante, tendo em vista que são sete pontos de diferença para o quinto colocado, posição que leva um time a Liga Europa da próxima temporada.

Outro jogo importante da rodada foi entre Middlesbrough x Manchester City, que terminou em 2 a 2, com um pênalti polêmico marcado para a equipe de Manchester. O resultado acirrou a disputa entre os rivais de Manchester por uma vaga na próxima Liga dos Campeões e deixou o “Boro” em maus lençóis, pois além de mantê-lo na penúltima colocação do torneio, de quebra pode ser rebaixado na próxima rodada, faltando dois jogos a serem disputados.

Terminando os jogos no domingo, o Tottenham bateu o Arsenal por 2 a 0 e se manteve vivo na luta pelo título inglês que não vem há quase 60 anos e para o lado vermelho de Londres, a derrota os deixaram cinco pontos atrás do Manchester United na briga por competição continental.

O último jogo da rodada aconteceu em Watford. O time mandante foi batido pelo Liverpool por 1 a 0 com uma pintura de Emre Can. Um gol cinematográfico de voleio para garantir os três pontos e ajudar o time da cidade dos Beatles a dar mais um passo em busca de uma vaga para a Champions League da temporada 2017/2018. Para o Watford, pouca coisa mudou, o time perdeu três posições na tabela, mas ainda tem uma gordura contra o rebaixamento.

Na próxima rodada, já podemos ter definição de título. Se o Chelsea vencer o Middlesbrough, em casa, na próxima segunda-feira (8), e com um tropeço do Tottenham, que visita o West Ham, a equipe comandada por Antônio Conte já pode comemorar o título do Campeonato Inglês.

Na briga por competição europeia, o Manchester City joga em casa, no sábado, contra o ainda ameaçado Crystal Palace, com os dois times precisando pontuar o quanto antes para alcançar seus objetivos.

No mesmo dia, jogam Swansea x Everton, assim como no jogo citado anteriormente, os dois precisando desesperadamente da vitória se quiserem alçar voos maiores para a temporada seguinte.

No domingo, o Liverpool recebe o Southampton querendo enfim se garantir no principal torneio da Europa. Outro jogo valendo vaga em campeonato europeu, é o grande clássico da rodada, entre Arsenal x Manchester United em uma briga direta pela glória continental. Na parte de baixo da tabela, o Hull City encara o já rebaixado Sunderland querendo permanecer de vez na Premier League.

Os outros jogos da rodada são: Bournemouth x Stoke City, jogo que praticamente é só para cumprir tabela, do mesmo modo Burnley x West Bromwich, com os mandantes ainda com chances de remotas de rebaixamento, da mesma maneira com Leicester x Watford com os dois times no meio da tabela sem mais nada a fazer no torneio.