Análise: Corinthians supera desconfiança e entra motivado para o Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Após ser campeão no Paulista, o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado (13), em casa, contra a Chapecoense.

O início do ano não foi fácil para o Corinthians. Muitos chegaram a apontar o time como a ”quarta força” do futebol paulista. Os primeiros resultados até chegaram a confirmar isso, mas a equipe calou os críticos, cresceu nos últimos jogos e conquistou o Campeonato Paulista. Agora o próximo desafio será o Campeonato Brasileiro. O alvinegro entra motivado nesta competição. A estreia do time já será neste sábado, em casa, contra a Chapecoense, às 19 horas.

LEIA MAIS: Agente admite que Balbuena pode deixar o Corinthians

O torcedor corintiano desconfiava de muitas atuações na primeira fase do estadual e na Copa do Brasil. Na competição nacional, a equipe passou por muitas emoções. Na segunda fase, os comandados de Fábio Carille eliminaram o Brusque apenas nos pênaltis. Porém, na quarta fase contra o Inter, que vai disputar o Brasileirão da Série B neste ano, os paulistas foram eliminados na disputa por penalidades.

Apesar da precoce eliminação na competição nacional, nem tudo está ruim para os corintianos. A última derrota do time foi no dia 19 de março para a Ferroviária, em Araraquara, pelo Campeonato Paulista. Desde então, os comandados de Carille disputaram 13 partidas, venceram seis e empataram sete. O aproveitamento é de 69,4%. No Brasileirão do ano passado, o Atlético-PR, que foi o último classificado para a Libertadores, conquistou 50% dos pontos no campeonato.

As boas notícias não param por aí. Atrás, o time tem mantido seguro na defesa. Os paulistas levaram apenas cinco gols nas últimas 10 partidas. E na frente, os números não comprometem. Foram 14 gols neste mesmo período, que considera confrontos da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Paulista.

Time-base do Corinthians para o início do Brasileirão

Agora vem uma nova competição: o Campeonato Brasileiro. A expectativa é que os corintianos mantenham os números e continuem evoluindo na temporada. A estreia será em casa contra a Chape, mas a tabela da competição muitas vezes é traiçoeira. Isso porque, na sequência, o Corinthians vai enfrentar o Vitória e o Atlético Goianiense, como visitante, e na quarta rodada já tem clássico contra o Santos, em Itaquera.

Ainda é cedo, mas os números podem até dar confiança. Neste momento, o torcedor espera que a equipe mantenha o foco e o ritmo para que possa se dar bem no campeonato de pontos corridos.