Brasileirão terá apenas um jogo na 1ª rodada sem campeões nacionais em campo

Foto: Divulgação

O Brasileirão tem, no máximo, quatro ou cinco times em condição real de conquistar o título nacional no fim do ano todas as temporadas. Mas a força de todas as camisas que compõem a competição é inegável. A abertura da edição 2017, que acontece neste fim de semana, é um exemplo claro. Dos 10 jogos da 1ª rodada, apenas um não terá nenhum time campeão do torneio em campo.

O jogo entre Avaí e Vitória será essa exceção. A partida disputada neste domingo (14) em Florianópolis terá duas camisas de tradição, mas que não conquistaram o Brasileirão até hoje. Os nove jogos restantes terão pelo menos um time campeão brasileiro, e a maioria das partidas terá dois vencedores da competição no gramado.

LEIA MAIS
VEJA GRANDES QUE CAÍRAM, VOLTARAM MAIS FORTES E SÃO INSPIRAÇÕES PARA O INTER

O primeiro duelo do Brasileirão 2017 será Flamengo x Atlético-MG, no Maracanã, neste sábado (13), às 16h. O Rubro-Negro é pentacampeão brasileiro (embora se considere hexa, já que o clube carioca não aceita a perda do título de 1987 para o Sport na Justiça). O Galo mineiro ganhou apenas uma vez o Brasileirão, em 1971, e atualmente é o time grande que há mais tempo não vence a competição. Seu último título nacional, porém, é recente. O Atlético-MG foi campeão da Copa do Brasil em 2014.

Na sequência, às 19h deste sábado, o Corinthians recebe a Chapecoense. O time paulista é hexacampeão brasileiro e ainda tem outros três títulos na Copa do Brasil. Os catarinenses não são campeões nacionais, mas venceram a Copa Sul-Americana em 2016.

Nos jogos de domingo, mais duelos entre campeões. Fluminense (tetracampeão) e Santos (octocampeão) se encaram também no Maracanã, às 11h. Mais tarde, às 16h, Bahia e Atlético-PR jogam em Salvador. O time baiano foi o primeiro campeão brasileiro, em 1959, e voltou a conquistar a taça em 1988. O Furacão venceu o Brasileirão em 2001. No mesmo horário, o Sport Recife, campeão de 1987 e vencedor da Copa do Brasil de 2008, vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta.

Também às 16h, o atual e maior campeão brasileiro, Palmeiras, recebe o Vasco, dono de quatro títulos da competição. O time carioca, porém, não vence o Brasileirão desde o título da Copa João Havelange de 2000. Ainda neste horário, no Mineirão, tem Cruzeiro x São Paulo. O time mineiro é tetracampeão brasileiro, enquanto o Tricolor paulista é hexa. Esse duelo também opõe dois dos maiores campeões da era dos pontos corridos. Cada um venceu o Brasileirão três vezes no atual formato, dividindo a liderança do ranking com o Corinthians.

Encerrando o domingo, às 19h, dois bicampeões brasileiros entram em campo em Porto Alegre: Grêmio e Botafogo. A rodada de abertura fica completa na segunda-feira, quando o Coritiba, campeão brasileiro de 1985, recebe o Atlético-GO às 20h.

Dos 20 times que disputam a Série A em 2017, portanto, apenas Ponte Preta, Avaí, Chapecoense, Atlético-GO e Vitória nunca foram campeões brasileiros. São 15 vencedores da competição sonhando com a repetição do título. E o Brasileiro ainda tem outros campeões da elite disputando a Série B: Guarani e Internacional.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.