Análise: Como chega o Grêmio para a disputa do Brasileirão 2017?

Grêmio x Zamora
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio inicia neste domingo (14), às 19h (horário de Brasília), contra o Botafogo, em casa, a trajetória no Brasileirão 2017. O Tricolor terá a difícil missão em quebrar um tabu de mais de 20 anos. Não vence a principal competição do país desde 1996, na época com a fase final ainda disputada no sistema mata-mata.

Em 2016, o Grêmio decepcionou ao ser apenas o nono colocado. Na reta final, dividiu as atenções com a Copa do Brasil e poupou jogadores em vários jogos.

O Grêmio manteve a base da temporada passada. Negociou o volante Walace para o Hamburgo. Trouxe nove reforços, casos do zagueiro Bruno Rodrigo, dos laterais Léo Moura, Léo Gomes, Cortez, do volante Michel, do meia Gastón Fernández e dos atacantes Lucas Barrios, Jael e Beto da Silva.

Até o momento, a equipe entrou em campo por três competições: no Gauchão, onde parou na semifinal para o campeão Novo Hamburgo, na Copa Libertadores, onde está próximo de se classificar às oitavas de final, e Primeira Liga, onde já avançou às quartas de final. Com exceção a Beto da Silva, que tem convivido com lesões desde a sua chegada, os demais já disputaram pelo menos um jogo oficial.

O Tricolor aposta na mescla juventude e experiência para brigar pelo título. Muitos consideram que o elenco atual é mais forte que o do ano passado. Homem mais criativo do meio-campo, o meia Douglas rompeu o ligamento do joelho durante treinamento na primeira semana da temporada e tem retorno previsto aos gramados apenas para agosto. O atacante Bolaños vinha sendo improvisado na armação até sofrer contusão muscular há duas semanas. Ele deve estar à disposição a partir da segunda rodada, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Enquanto isso, Luan segue na articulação.

Raio X:

Time base do Grêmio para o Brasileirão:

football formations

Elenco:

Goleiros: Marcelo Grohe, Leo, Bruno Grassi e Dida

Laterais: Léo Moura, Edílson, Wallace Oliveira, Leonardo Gomes e Cortez

Zagueiros: Geromel, Kannemann, Bressan, Rafael Thyere e Bruno Rodrigo

Volantes: Ramiro, Maicon, Michel, Arthur, Jailson, Kaio e Machado

Meias: Gastón Fernández, Douglas, Maxi Rodríguez e Lincoln

Atacantes: Lucas Barrios, Miller Bolaños, Pedro Rocha, Luan, Everton, Fernandinho, Beto da Silva, Ty Sandows e Jael

Técnico: Renato Portaluppi

Craque do time: Luan

É bom ficar de olho: Arthur – O jovem volante é a grande revelação gremista nesta temporada. Além de ser forte na marcação, possui qualidade no passe. O meio-campista pode assumir em breve a titularidade.

Palpite: vai brigar por vaga na Copa Libertadores

 

 

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)