10 dicas para MITAR no Cartola FC em 2017; confira

Cartola FC
Crédito da foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro terá início neste final de semana e promete forte emoções e grandes surpresas até dezembro. E para quem joga o Cartola FC, fantasy game do Brasileirão, o sentimento não é diferente. No ar desde o dia 25 de abril, você já pode se cadastrar e escalar seu time para a primeira rodada da competição.

LEIA MAIS:
Saiba tudo sobre o Cartola FC 2017

E assim como em anos anteriores, o Torcedores.com irá te ajudar a conquistar seus objetivos no Cartola com boas dicas de como mitar durante as 38 rodadas do Brasileirão. E se você é um iniciante, vamos começar com 10 dicas para te ajudar a entender como funciona o fantasy.

Acumular patrimônio nas cinco primeiras rodadas:
As cinco primeiras rodadas do Brasileirão são fundamentais para decidir que vai brigar pela liderança no Cartola FC. Isso porque o sistema do Cartola utiliza esse período para se basear na média de cartoletas de cada jogador.  Nessa fase é essencial juntar a maior quantidade possível de cartoletas para fazer um bom patrimônio para o restante da temporada. Pra isso é preciso montar times bons, mas baratos, sempre deixando alguma sobra na conta.

Patrimônio básico:
Para jogar o Cartola em alto nível durante toda a temporada, são necessárias, pelo menos, 170 cartoletas. Esse valor te permite escalar sempre as melhores opções para a rodada, entre elas o jogador “unanimidade”, e mesmo se você for mal, ficará com um quantidade considerável de cartoletas ainda.

Apostar em unanimidades:
Toda rodada exitem alguns jogadores considerados “unanimidades”, ou seja, é aquele jogador que vai aparecer em mais da metade dos times no Cartola, o jogador indispensável para aquela rodada, geralmente baseado no adversário que ele vai enfrentar. Na maioria das vezes, esses jogadores correspondem as expectativas e valorizam o necessário pra render boas cartoletas.

Acompanhe a “pré-rodada”:
É muito desagradável você passar horas quebrando a cabeça para escalar o time e quando vai ver, algum jogador fica fora da rodada. Por isso, é muito importante ficar atento as prováveis escalações dos times,lembrando que nesta temporada, como teremos Copa do Brasil e Liberadores até o final do ano, muitos times vão poupar jogadores durante o Brasileirão. O próprio Cartola oferece informações sobre quem pode ou não desfalcar seu time, mas elas nem sempre estão certas.

Fique atento aos confrontos da rodada:
É muito válido levar em consideração os confrontos da rodada na hora de escalar seu time. Entre um Flamengo x Fluminense ou Palmeiras x uma equipe que luta contra o rebaixamento, fica meio óbvio em qual jogo apostar né? Clássicos são bem arriscados de apostar, já que como é de costume, eles  “não tem favorito”.

Deixe o clubismo de lado:
O clubismo exagerado pelo seu clube pode atrapalhar e MUITO seu desempenho no Cartola FC. As vezes a melhor escolha será um jogador que vai enfrentar seu time ou um atleta de um time rival ao seu. Mas se for pensando no fantasy, você precisa deixar o clubismo de lado, mesmo que você tenha que torcer para o time rival. Você também precisa ser torcedor do seu time no cartola.

Escale jogadores de vários clubes:
Sempre que escalar seu time, não se apegue naquele jogo fácil da rodada. Utilize SEMPRE jogadores de pelo menos três times diferentes. Conhece as famosas “zebras”? Pois é, elas costuma aparecem às vezes, e por isso, é melhor estar preparado. Se um time não for bem, a chance do outro garantir sua pontuação é mais fácil.

Formações ideais:

Na prática, a maioria dos clubes no brasil jogam no famoso 4-4-2, porém, no sistema de pontuação e valorização do Cartola, o ideal é escalar seu time no 4-3-3 ou no 3-4-3. Isso porque os jogadores de ataque e meio-campo, GERALMENTE, são os que mais pontuam na rodada com gols e assistências.

Importância dos volantes:
Muita gente deixa de escalar volantes no meio campo, achando que eles não servem pra nada, já que não atuam muito bem ofensivamente, mas é preciso levar em consideração o quanto eles ajudam no sistema defensivo. O bom volante rouba muitas bolas e ainda troca muitos passes, isso pode fazer a diferença na sua pontuação.

Futebol é um coisa, Cartola é outra:
Na hora de escalar seu time, lembre-se de ver a média de desempenho do jogador no Cartola. Um atacante que faz muitos gols mas também desperdiça muitas chances, pode ter uma boa pontuação conquistada em outros quesitos, como faltas recebidas e passes certos.

Siga o Torcedores.com:

Toda rodada o Torcedores.com trará boas dicas para cada rodada do Brasileirão e do Cartola FC. Melhores opções para defesa? Melhores opções para o ataque? Melhores opções de técnico? Tudo isso você encontrará aqui! Seja bem-vindo e boa sorte cartoleiro!