Tira-Teima: a torcida do Palmeiras abandonou o time na Série B?

Palmeiras
César Greco/Ag. Palmeiras

O Torcedores.com inaugura neste sábado (22) uma nova série que vai ajudar a desvendar algumas das polêmicas da internet, sobretudo discussões clubistas que causam muitos debates e ânimos acirrados nas redes sociais. É o “Tira-Teima”. Para começar, escolhemos um argumento que os rivais do Palmeiras estão usando contra os torcedores do Verdão agora que o time é atual campeão brasileiro e tem um dos melhores elencos do Brasil:

“A torcida é modinha e apoia porque o time está bem. Quero ver se eles apoiaram assim na Série B”, dizem os rivais.

Afinal, a torcida do Palmeiras abandonou o time na segunda divisão?

A resposta é NÃO. O Palmeiras teve uma média de público de 14.974 torcedores nos jogos da Série B em 2013. Esse número não é comparável aos públicos de hoje no Allianz Parque, afinal, o Verdão nem sequer tinha um estádio para usar naquela época, visto que a atual arena estava em construção. O time mandou jogos no interior de São Paulo para cumprir punições que vinham ainda do rebaixamento de 2012, mas teve o Pacaembu como principal casa.

LEIA MAIS
TORCIDA DEU MAIS DINHEIRO AO PALMEIRAS QUE A CREFISA EM 2016; VEJA BALANÇO

A média de público do Palmeiras na Série B de 2013 precisa ser comparada aos números dos times da época. Na Série A, apenas oito times tiveram índices superiores aos do Palmeiras. O Santos, por exemplo, levou uma média de 10.405 torcedores por jogo, em um ano marcado pela saída de Neymar.

O Atlético-MG, campeão da Libertadores, teve 11.436 pagantes por jogo no Brasileirão. O Botafogo foi um pouco melhor, mas foi rebaixado com média de 12.685 torcedores por jogo. Todos esses grandes atrás do Palmeiras na Série B em termos de público.

A comparação da média de público do Palmeiras também precisa levar em consideração os números que o clube tinha em casa nos campeonatos anteriores à construção do Allianz Parque. No ano em que brigou até o fim pelo título do Brasileirão, 2009, a média do Verdão ficou em 18,4 mil torcedores por partida. As médias entre 2004 e 2008 ficaram por volta de 15 mil torcedores por jogo no Palestra Itália. Em 2012, ano do segundo rebaixamento, a média foi de quase 12 mil, número parecido com 2010 e 2011. Ou seja, houve até aumento de presença da torcida na Série B em 2013.

Em 2003, na primeira vez em que disputou a Série B, o Palmeiras teve média de público ainda melhor. Foram 18,6 mil pagantes por jogo. Ou seja, existe um padrão de comparecimento do torcedor aos jogos do Verdão antes da construção do Allianz Parque. Pode-se dizer que os números atuais, com jogos seguidos levando no mínimo 23 mil torcedores à arena, são reflexo da boa fase do time alviverde. Mas não se pode dizer que a torcida “abandonou” o time na segunda divisão. Nem na primeira vez, nem na segunda.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.