Seleção Brasileira de futebol de areia preparada para Copa do Mundo

Crédito da foto: Lucas Figueiredo/ Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Após treinamentos no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira de Futebol de Areia viaja neste domingo (23), para a disputa da Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017. O mundial será disputado entre os dias 27 de abril a 7 de maio, em Nassau.

Dos 16 jogadores convocados para os treinamentos, o técnico Gilberto Costa teve que cortar quatro jogadores, já que apenas 12 atletas formam a lista final. O goleiro Leandro Fanta (Sampaio Corrêa), os defensores Rafinha Amorim (Vasco da Gama) e Nelito (Fluminense), além do atacante Lucas (Sport Recife), foram os selecionados e não seguem para o torneio.

O Brasil está no grupo D com Taiti, Polônia e Japão. A estreia será no dia 28 (sexta-feira), contra o Taiti (vice-campeão da última Copa do Mundo, em 2015), às 18h30 (horário de Brasília).

A equipe verde e amarela é a maior campeã da competição, com um total de 13 títulos. De 1995 a 2004, quando o mundial ainda não era organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Brasil só não foi campeão em 2001.

A partir de 2005, quando a Copa passou a ser organizada pela maior entidade do futebol, o Brasil levantou o caneco mais quatro vezes (2006, 2007, 2008 e 2009). Porém, a hegemonia histórica de antes, já não é vista há algum tempo. O Brasil não conquista a maior competição da modalidade a três mundiais.

Portugal é o atual campeão. Além de 2015, os portugueses conquistaram a Copa do Mundo também em 2001. A Rússia também possui dois títulos (2011 e 2013). A seleção francesa completa o hall dos campeões, com um troféu, em 2005.


Confira a lista final do Brasil:

Goleiros

Mão (Grupo União/Beach Soccer-ES)
Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ)

Defensores

Catarino (Vasco da Gama-RJ)
Fernando DDI (Krylya Sovetov-RUS)
Bruno Xavier (CTM/Beach Soccer-ES)
Filipe (Delta Saratov-RUS)
Daniel Zidane (Lokomotiv Moscou-RUS)

Atacantes

Lucão (Vasco da Gama-RJ)
Bokinha (Vasco da Gama-RJ)
Mauricinho (Vasco da Gama-RJ)
Rodrigo (Botafogo-RJ)
Datinha (Sampaio Corrêa-MA)