São Paulo é o grande que não vence o estadual há mais tempo

O São Paulo é, entre os grandes clubes brasileiros, o que não vence uma edição de campeonato estadual há mais tempo. O empate e eliminação deste domingo na Arena Corinthians soma-se a uma sequência de insucessos que já dura doze anos.

O “mais recente” título paulista vencido pelo Tricolor foi em 2005, ano em que também conquistaria a última Libertadores e o último Mundial disputado. Naquela ocasião, o campeonato era disputado no formato de pontos corridos e o São Paulo sagrou-se campeão com 45 pontos e duas rodadas de antecedência. O Corinthians ficou em segundo lugar com 37 pontos e o Santos em terceiro com a mesma pontuação.

De 2005 para cá, o time do Morumbi só não foi eliminado em 2006, última edição por pontos corridos do torneio, na qual acabou com o vice-campeonato. A partir de 2007, acumula eliminações para Palmeiras (1), Corinthians (3), Santos (maior algoz com 4 eliminações) e ainda para times de menor expressão como São Caetano, Penapolense e Audax. Ambos eliminaram o São Paulo em uma ocasião. Além disso, a equipe nunca chegou em uma decisão nesse período. Foi eliminado nove vezes em disputas semi-finais e duas vezes em quartas de final.

Se a comparação no cenário regional já fica complicada, em comparação com as outras 11 grandes equipes do futebol brasileiro, fica ainda pior. Todos os grandes clubes já venceram pelo menos uma vez o seu campeonato estadual depois de 2005.

SP e RJ

Aqui em São Paulo, o Santos possui sete títulos no período, o Corinthians dois e o Palmeiras um. Vale lembrar que o Corinthians é finalista da edição 2017 e disputa mais um título contra a Ponte Preta.
No Rio de Janeiro, o Fluminense é o clube que não vence há mais tempo. Ainda assim, sagrou-se campeão pela última vez em 2012. O Botafogo venceu pela última vez em 2013, o Flamengo em 2014 e o Vasco é o atual bi-campeão. Flamengo e Fluminense disputam o caneco deste ano.

RS e MG

No Rio Grande do Sul há uma supremacia colorada, são seis títulos consecutivos. O Grêmio vive um jejum de sete anos, venceu o último campeonato em 2010. Esse ano, o Inter vai em busca do sétimo título na final contra o Novo Hamburgo.
Em Minas, de 2005 para cá, Cruzeiro e Atlético têm cinco títulos cada um. E os dois times decidem novamente em 2017.

Demais clubes da Série A

Levando-se em conta todos os clubes da primeira divisão de 2017, a Ponte Preta é a que possui pior histórico, uma vez que nunca foi campeã estadual. Porém, a Macaca disputa o título paulista deste ano com o Corinthians e se vencer, deixa o São Paulo como o clube da série A que não vence o estadual há mais tempo.

Analisando os outros estados, temos o campeonato paranaense (Coritiba com 5 títulos e o Atlético PR com 2 no período), o catarinense (Avaí e Chapecoense com três títulos cada), goiano (Atlético GO com 4), baiano (Bahia com 3 e Vitoria com 6) e o campeonato pernambucano (Sport com 6 conquistas).



23 anos. Jornalista/Pós-Graduando em Marketing Esportivo. Apaixonado por futebol.