Real Madrid x Barcelona: o que os jornais espanhois esperam da partida

Reprodução/Facebook Oficial LaLiga

O encontro no Santiago Bernabéu entre Real Madrid e Barcelona, neste domingo, 23, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol atrai a atenção do futebol mundial. Além de reunir as principais estrelas, o duelo terá uma atração a mais, quem vencer ficará mais próximo do título da competição.

Sabendo dessa importância, os jornais espanhóis tratam a partida como chave da competição. O jornal As diz que o clássico pode definir a Liga para o Real Madrid, o que motiva na briga contra o rival Barcelona. O periódico menciona que a vantagem da equipe merengue, três pontos a mais e um jogo a menos, também pode ser o suficiente para Zinedine Zidane e companhia serem campeões.

O madrileno Marca traz as jogadas e o diferencial de cada equipe. O jornal destaca que são mais de 100 anos de rivalidade e que as características de cada time, tanto do Real quanto do Barça, tornaram o duelo um espetáculo do futebol mundial. Com o título de “El ‘Big data” del Clasico”, a reportagem mostra que a equipe merengue tem uma pequena vantagem, pela fase goleadora do Cristiano Ronaldo (foi decisivo na partida contra o Bayern) e a eficácia das bolas paradas.

Os jornais catalães, Sport e Mundo Deportivo também mencionam as bolas paradas e lances aéreos do Real Madrid. O Sport analisa que dar atenção à bola parada do rival é uma importante estratégia de jogo para o Barcelona, junto com a superioridade no meio de campo. O jornal diz que o Barça vai para Madri com o principal objetivo de ganhar, e acreditam que uma derrota dentro de casa para o principal rival abalaria a equipe de Zidane na competição. “O Barcelona é consciente que a Liga está em jogo e Luis Enrique parece estar disposto a morrer matando, escalando um time muito ofensivo”, diz o periódico que também aposta em Messi e Suárez para que os catalães saem com a vitória.

O Mundo Deportivo é mais enfático no perigo das bolas paradas do Real Madrid, destacando o desempenho do zagueiro Sergio Ramos e da marcação do Barcelona nesses lances. Ramos marcou dez gols de lances aéreos, sendo sete no Campeonato Espanhol. Por outro lado, a equipe catalã já tomou 11 gols de bola parada, o que preocupa para o duelo. O jornal traz uma solução simples, não fazer faltas. “O objetivo é evitar as faltas, mas caso isso ocorra, Sergio Ramos terá que ser o jogador mais marcado, além de Cristiano”.