Projeto voluntário usa o esporte para ajudar crianças a não entrar no crime

Esporte
Getty Images

Um projeto voluntário no bairro do Jardim Piracuama, Campo Limpo, zona sul de São Paulo, chamado “Recrearte” ajuda crianças que moram no bairro a não entrar no crime por meio do esporte e de ações sociais. O projeto é coordenado por Rogério Dantas, profissional de educação física e morador do bairro.

Como morador, Rogério percebeu que os jovens estavam com tempo ocioso e resolveu criar um projeto para afastar os jovens do crime e das drogas, depois de uma pesquisa no bairro. O futebol foi o esporte adotado como carro chefe do projeto.

LEIA MAIS:
PARABÉNS FAVELA, PARABÉNS QUEBRADA , PARABÉNS COMUNIDADE
TAÇA DAS FAVELAS: O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DA CIDADANIA
EQUIPE QUE DISPUTA TAÇA DAS FAVELAS FAZ EMOCIONANTE HOMENAGEM A CHAPECOENSE

Jovens de extrema carência fazem parte das atividade. Conversando com moradores, a reportagem percebeu que depois da implantação do projeto, as mães estão mais felizes e os jovens mais motivados para seguir no “caminho do bem”, e hoje até sonham com uma carreira de jogador profissional.

“Eu como mãe, apoio muito o projeto, não quero que meu filho se torne um traficante”, afirmou Daiana Nascimento, mãe de um dos alunos do projeto.

Dantas se preocupa muito com o futuro dos jovens, e o seu grande objetivo é formar cidadãos de bem: “Sei que um ou dois conseguirão ter uma oportunidade em um clube, porém acredito que todos vão sair daqui homens de respeito”.

Grande parte dos projetos que acontecem nas periferias, são organizados pelos próprios moradores, e passam por dificuldades. Eles vivem de doações dos comerciantes do bairro e amigos que acreditam no projeto.