Pipa e futebol de mesa agitam o fim de semana em Manaus

Ivan Ruela/Torcedores.com

Tendo sido sede de relevantes acontecimentos esportivos, como alguns jogos da Copa do Mundo de 2014, e das Olimpíadas de 2016, além de torneio com seleções de futebol feminino, Brasil X Colômbia pelas eliminatórias da Copa de 2018, desafios da NBB e Liga Nacional de vôlei, Manaus sedia neste fim de semana, dois eventos que nos remetem às brincadeiras da nossa infância.
O “Manaus para o mundo ver” , encontro de adeptos da Pipa (ou papagaio), já em sua segunda edição, promete um número de participantes maior que o do ano passado, que foi de cerca de 7 mil pessoas entre competidores e brincantes, enfeitando o céu do Amazonas.
“Pipa agora virou brincadeira séria, tem adepto de todo o tipo, de todas as classes sociais. Tem até marca de roupa específica consumida pelos pipeiros”, explica Fabian Lima, um dos organizadores. Haverá premiação para o participante mais novo e para o mais velho, além daqueles que tiverem o equipamento mais ornamental e exótico.
O encontro ocorre nos dias 30 de abril e 1 de maio, de 08 ás 20 horas, na avenida do Samba, próximo a Arena da Amazônia. Será cobrado 1kg de alimento, que será doado para uma ONG que atende crianças carentes.

Futebol de mesa na Arena da Amazônia

A capital do Amazonas recebe também, neste fim de semana , o 2 Campeonato Nordeste de Futebol de Mesa. Cerca de sessenta competidores de Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí , Rondônia e Roraima estarão presentes na Arena da Amazônia, para uma disputa incomum no local. “Será a 1ª vez que uma arena de copa do mundo sediará um evento dessa modalidade”, afirma Winnetou Almeida , presidente da Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM). Os oitos melhores receberão troféus. O evento acontece nos dias 29 e 30 de Abril no espaço Bossa Nova, no interior da Arena da Amazônia. A entrada é franca.