Paratleta faz melhor estreia da carreira no salto em altura

O paratleta Flávio Reitz venceu, neste sábado (22), a prova do salto em altura do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Mesmo com chuva e frio, o saltador da categoria T42 se superou e fez 1.75m, melhor início de temporada de sua carreira. Comparando com a temporada passada, a marca foi 10 centímetros superior.

”Foi uma estreia especial na temporada 2017. A marca é expressiva, bem próximo do meu melhor. O ano promete e tenho mais duas chances de atingir o índice para o Mundial de Atletismo Paralímpico. A evolução é significativa e meu objetivo é manter essa progressão, pois para obter o índice, que é muito forte”, disse Flávio Reitz, que tem como melhor marca 1.80m. O índice é 1,87 m. No evento, o paratleta até tentou saltar para a marca, mas derrubou o sarrafo em três oportunidades.

As próximas competições do paratleta serão na Argentina, em maio, e mais uma etapa do Open em São Paulo, em junho. Ambas valem vaga para o Mundial de Atletismo, que será em Londres, na Inglaterra.

Em 2002, aos 15 anos, ele descobriu um tumor maligno no fêmur da perna esquerda, que teve que ser amputada (aos 16 anos) após a quimioterapia não eliminar o câncer. Em 2008, ele começou no esporte adaptado, mais precisamente no handebol em cadeira de rodas.

O paratleta de 30 anos ficou, na sua segunda Paralimpíada (Rio2016) com o nono lugar. Competindo em casa, seu salto na final foi de 1,71m. Em sua ainda curta carreira, Flávio já venceu muitos torneios como a etapa Regional Rio/Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, além do Parajasc e etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa de Atletismo.