Opinião: Fatores que impactam na percepção de valor dos torcedores

Torcedores
Crédito da imagem: Bia Palumbo / Torcedores.com

Tivemos eventos esportivos de alto nível e que empolgaram os torcedores no primeiro trimestre, como o histórico Super Bowl 51, o Final Four do basquete universitário americano e o inesquecível Real Madrid x Barcelona da semana passada. Em contrapartida, na América do Sul tivemos a “corrida maluca” do Atlético Tucumán para conseguir chegar ao estádio em Quito e as duas guerras entre Palmeiras e Peñarol.

Podemos perceber os contrastes de eventos de altíssimo nível em todos os sentidos e, por outro lado, a várzea que ainda impera na Libertadores da América, mesmo com a tentativa de mudança da imagem por parte da Conmebol.

LEIA MAIS:
VOCÊ SABE TUDO SOBRE A TEMPORADA 2017 DA FÓRMULA 1? FAÇA O TESTE!
QUAL LUTADOR DO UFC VOCÊ SERIA? FAÇA O TESTE!
VOCÊ SABE TUDO SOBRE A LIBERTADORES 2017? FAÇA O TESTE!

Ao avaliarmos as diferenças entre os eventos esportivos acima citados e também incluindo na comparação a forma como os campeonatos são tratados pelos organizadores e participantes dos torneios no Brasil, proponho uma reflexão do leitor sobre quais os fatores que impactam na baixa percepção de valor dos torcedores em relação aos campeonatos regionais, nacionais e continentais.

Um dos grandes sucessos dos eventos como Super Bowl foi transformar um evento esportivo em um grande espetáculo de entretenimento para quem assiste pela TV, para quem assiste ao vivo e para os patrocinadores, entre outros stakeholders.

Um dos principais fatores para mudar a percepção de valor dos consumidores é focar nos interesses, desejos e atrativos que façam com que os torcedores aumentem o interesse em consumir os campeonatos. Em pesquisas acadêmicas, podemos encontrar autores que mencionam que um evento esportivo deve atrair os torcedores de alto, médio e baixo envolvimento para um evento esportivo. Costumo comentar com vários amigos que não se enche estádio apenas com os torcedores de alto envolvimento, os fanáticos.

Com a reflexão acima citada, surge um segundo fator que impacta na percepção de valor dos potenciais consumidores. Até o atual momento, como o foco dos organizadores dos eventos esportivos é o jogo, se o consumidor não for altamente envolvido, o que os organizadores deveriam fazer para atrair os torcedores de médio e baixo envolvimento?

Muito pouco ou quase nada está sendo feito no Brasil e nem na América do Sul para atrair esse novo público. As novas arenas seriam um potencial de mudança, mas ainda são muito incipientes para provocar mudanças drásticas no atual cenário. Sou frequentador assíduo de uma das melhores arenas do Brasil, e a percepção geral é que o serviço oferecido não é atrativo para os torcedores que não são fanáticos.

A parte externa continua a mesma, com flanelinhas, vendedores ambulantes, filas enormes para entrar no estádio, entre outros. Não há restaurantes decentes, quase nada de produtos do time à venda. Os banheiros são melhores e os acessos aos locais também melhoraram, mas em linhas gerais o melhor das novas arenas é a visibilidade do jogo, a proximidade do campo, portanto, foco mais no jogo do que no torcedor.

Como atrair novos torcedores, principalmente os menos envolvidos, se eles não estão percebendo valor para que decidam assistir um jogo em uma das novas arenas? O que fariam com que eles sejam atraídos?

Melhores serviços (estacionamento, alimentação, compras), entretenimento, conteúdos exclusivos para os smartphones via wi-fi, restaurantes, reduzir a percepção de violência, enfim, transformar a arena em um shopping center onde não há cinema, mas sim um evento esportivo. Tenho certeza que com esse tipo de serviço, um outro tipo de público poderia ser atraído para as novas arenas. Isso é suficiente? Provavelmente não.

Outros fatores também impactam para mudar ao atual cenário e que pretendo abordar nos próximos posts.

E para você caro leitor, quais fatores vocês consideram como fator de impacto para melhorar a percepção de valor dos atuais campeonatos disputados no Brasil?

Aguardo o comentário e sugestões de vocês.