MotoGP: em treino eletrizante, Márquez bate Viñales e é pole em Austin

Foto: divulgação/Honda

Marc Márquez venceu uma grande batalha contra Maverick Viñales e garantiu a pole position para o Grande Prêmio das Américas, terceira etapa da temporada 2017 da MotoGP. Na última tentativa de volta rápida na classificação realizada neste sábado (22) no Circuito das Américas, o piloto da Honda registrou 2min02s741, garantindo a quinta pole consecutiva em Austin.

Coube a Viñales, vencedor das duas primeiras etapas da temporada, ficar com a segunda colocação no grid, com uma marca 0s130 pior em relação ao atual campeão do mundo. A primeira fila ainda contará com Valentino Rossi, companheiro de Viñales na Yamaha, que também garantiu sua posição na última volta rápida.

Dani Pedrosa, com a outra Honda da equipe oficial dos japoneses, abre a segunda fila com a quarta posição. Johann Zarco, um dos destaques do final de semana, partirá em quinto com a Yamaha da Tech 3, enquanto Jorge Lorenzo conseguiu colocar a Ducati na sexta colocação ao final dos 15 minutos de atividade.

Andrea Dovizioso, com mais uma Ducati, partirá da sétima posição, logo à frente de Jonas Folger. Cal Crutchlow, que caiu durante a fase decisiva da definição do grid de largada, conquistou a nona posição, enquanto Scott Redding fecha o grupo dos dez melhores. Andrea Iannone e Jack Miller, que também caíram, fecham a quarta fila.

O Grande Prêmio das Américas da MotoGP acontece neste domingo (23), a partir das 16h, pelo horário de Brasília.

Confira como foi o treino classificatório

Q1
A primeira rodada da definição do grid de largada começou com os pilotos partindo rapidamente à pista. Aleix Espargaró, porém, caiu com sua Aprilia na curva 1 do circuito americano quando abriu sua primeira tentativa de volta rápida. Jack Miller se colocou na ponta da folha de tempos ao marcar 2min04s438, e viu Jorge Lorenzo ficar em segundo.

Outro que caiu foi Pol Espargaró, que perdeu o controle de sua KTM na curva 2. A atividade seguiu sem que nenhum dos pilotos conseguisse superar Miller e Lorenzo. A única ameaça surgiu nos instantes finais, quando Loris Baz fez uma volta muito boa até a terceira parcial. Na última curva, o francês se desequilibrou e quase caiu.

Q2
A fase final da tomada de tempos começou com Cal Crutchlow passando reto em uma das curvas. Marc Márquez fez a volta mais rápida do final de semana ao marcar 2min03s675, enquanto Maverick Viñales acabou atrapalhado por Valentino Rossi quando tentava uma volta rápida. Um dos pilotos vindos do Q1, Jack Miller caiu na curva 2.

Márquez melhorou ainda mais seu tempo quando restavam oito minutos para o encerramento da atividade, alcançando 2min03s042. Viñales avançou para o segundo lugar da classificação, enquanto Andrea Iannone caiu na curva 15 do circuito americano. Com seis minutos para o final, os pilotos visitaram os boxes mais uma vez.

Na última tentativa de volta rápida, Viñales conseguiu superar Márquez, mas o espanhol da Honda cravou 2min02s741 mesmo com Rossi à sua frente, garantindo a pole position.

Foto: divulgação/Honda



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.