Libertadores: Veja a análise do desempenho de Flamengo e Atlético-PR no grupo

Crédito da imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Campeão em 1981, o Flamengo depende apenas de si para ser líder do grupo 4 e chegar às oitavas de final da Libertadores.

O grupo 4 é o único que reúne dois brasileiros: Flamengo e Atlético-PR disputam a classificação com San Lorenzo e Universidad Católica. O confronto nacional acontece na próxima rodada em Curitiba. Logo depois os cariocas entram em campo para defender os 100% de aproveitamento como mandante na Libertadores. Os chilenos foram responsáveis pela única derrota do Flamengo na temporada – 1 a 0 com gol de Santiago Silva. O último desafio do time de Zé Ricardo é contra os argentinos, mas caso mantenha o desempenho do primeiro turno os cariocas podem chegar em Buenos Aires já classificados.

LEIA MAIS:
Guerrero elogia Atlético-GO, adversário do Flamengo na estreia da Copa do Brasil

A situação do Atlético-PR é mais complicada no grupo 4. Uma das esperanças dos paranaenses é o retrospecto em casa – o time recebe Flamengo e San Lorenzo. Caso o resultado contra os cariocas na próxima rodada não seja favorável, a equipe precisa golear os hermanos para evitar surpresas. O confronto que deve decidir o futuro da equipe acontece na sexta e última rodada, fora de casa e contra a Universidad Católica. Na estreia da Libertadores, o time de Paulo Autuori chegou a abrir 2 a 0 na Arena da Baixada mas nos minutos finais cedeu o empate aos chilenos.

Ao contrário das edições anteriores da Libertadores, desta vez os confrontos mata-mata serão definidos por sorteio. Sendo assim, basta se classificar entre os dois melhores do grupo. Os líderes enfrentam os times que ficarem em segundo lugar.

Se a fase de grupos terminasse hoje dois dos oito times brasileiros estariam eliminados (Atlético-PR e Chapecoense). Neste momento, os classificados para as oitavas de final da Libertadores seriam:

Líderes – Botafogo, Santos, River Plate, Flamengo, Palmeiras, Godoy Cruz, Lanús e Grêmio
2º lugar – Barcelona-EQU, Santa Fe, Emelec, Universidad Católica, Jorge Wilstermann, Atlético-MG, Nacional-URU e Guaraní

Libertadores – Grupo 4 – próximos jogos

25/4 – San Lorenzo x Universidad Católica (Nuevo Gasómetro)
25/4 – Atlético-PR x Flamengo (Arena da Baixada)
03/5 – Atlético-PR x San Lorenzo (Arena da Baixada)
03/5 – Flamengo x Universidad Católica (Maracanã)
17/5 – San Lorenzo x Flamengo (Nuevo Gasómetro)
17/5 – Universidad Católica x Atlético-PR (San Carlos de Apoquindo)