Jogadoras da Seleção Brasileira destacam a importância da base na formação de novas atletas

Emily Lima Seleção Brasileira Feminina do Brasil Brasil x Bolívia
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

As categorias de base são o principal alicerce para a formação de novos atletas. No futebol, como também em outros esportes, é nesta etapa que se inicia a formação atlética de jogadores e jogadoras. Os conceitos de tática, técnica, além do desenvolvimento cognitivo e psicológico tem grande relevância para os atletas terem condições de desenvolver suas habilidades e chegar aos mais altos níveis.

Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, a lateral Letícia Santos e a zagueira Mônica Hickmann, ambas atuando no exterior e presentes na Seleção Brasileira, falaram sobre a relevância de investimentos e preocupação com as categorias de base.

LEIA MAIS:

MÔNICA ELOGIA EMILY LIMA E AFIRMA: “TODA A MULHER COMPETENTE MERECE ESPAÇO”

LETÍCIA COMENTA ADAPTAÇÃO NA EUROPA E APONTA DIFERENÇAS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO

“ALEGRIA IMENSA VER QUE SOMOS AMADAS”, RELEMBRA JOGADORA SOBRE OLIMPÍADA

LETICIA COMENTA EMOÇÃO DE ESTREIA NA SELEÇÃO PRINCIPAL E VIBRA COM APOIO RECEBIDO

Revelada pelo Palmeiras, com passagem pelo São José, e atualmente defendendo as cores do SC Sand, da Alemanha, a lateral Letícia Santos, de 22 anos, frisou a importância da boa formação, desde logo cedo.

“Com certeza é um ponto muito importante a atenção para base. É importante a jogadora chegar com um certo aspecto preparada seja física e tática no time principal. Pois quanto menos ter que trabalhar aspectos que geralmente são trabalhados nas categorias de base na equipe adulta, facilita muito mais o desenvolvimento da própria jogadora”, falou.

Alavancar o nível das competições da modalidade, foi um aspecto ressaltado pela zagueira Mônica Hickmann, de 29 anos, que joga no Orlando Pride, dos Estados Unidos.

“Teríamos atletas muito mais preparadas se tivéssemos um trabalho precoce. E, consequentemente, melhoraria o nível das competições, seja ela estadual ou nacional”, analisou.

Letícia, que fez sua estreia na Seleção Brasileira Principal neste mês de abril, frisou a importância de jogadoras experientes e renomadas, como a ‘rainha’ Marta (cinco vezes eleita a ‘Melhor do Mundo’), no processo de renovação da equipe verde e amarela.

“É de extrema importância. Elas têm muita experiência e vivência no futebol e só a presença delas já nos passa mais segurança e acabamos aprendendo muito com elas. Isso nos faz crescer e ganhar mais maturidade e confiança dentro da seleção”, disse.



Estudante do 8º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.