Há 100 anos, Palmeiras fazia sua primeira partida no Palestra Itália

Palmeiras
Foto: Cesar Greco / Fotoarena

Um dos principais estádios de futebol no Brasil, o Parque Antártica, hoje Allianz Parque, teve seu primeiro jogo do Palmeiras há exatos 100 anos. Foi no dia 21 de abril de 1917 que o Verdão pisou pela primeira vez em sua casa.

O até então Palestra Italia, fundado em 1914, ainda não estava pronto para disputar o Campeonato Paulista nos meses seguintes à fundação. Somente em 1917 que disputou sua primeira partida no estádio que manda jogos até hoje.

LEIA MAIS: Prass diz o que o Palmeiras precisa fazer para vencer a Ponte

Contra o Internacional de São Paulo, no Parque Antártica, o Verdão venceu por 5 a 1. Heitor, maior artilheiro da história do clube, marcou quatro vezes. Caetano marcou o outro gol. A escalação palestrina tinha: Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Arturo Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli.

Entretanto, apenas em 1920 que o Parque Antártica passou a ser propriedade do Palmeiras. O Verdão comprou o terreno por 500 contos de réis. O estádio já passou por algumas reforças. A maior delas também é a mais recente. Em 2010, o estádio foi fechado para uma reforma e se transformou em uma das melhores arenas da América, o Allianz Parque, reinaugurado em 2014.

Como proprietário, teve conquistas históricas e resultados que serão eternamente lembrados, como o 8 a 0 contra o Corinthians, no Campeonato Paulista de 1933 títulos como a Copa do Brasil de 2015 e a Libertadores de 1999.

Na última vez em que pisou em seu estádio, o Alviverde fez mais uma partida que entrou para a história. Ganhou do Peñarol pela Libertadores por 3 a 2 com um gol aos 53 minutos da segunda etapa. E mais um capítulo poderá ser escrito na próxima partida, que será neste sábado, quando o Verdão enfrenta a Ponte Preta precisando reverter o resultado de 3 a 0 que a Macaca construiu no jogo de ida.



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com