Time de várzea mais antigo em atividade completa 104 anos

Troféus exibidos na sede do Nacional, no Bom Retiro, em São Paulo (Foto: Diego Viñas)

Nacional do Bom Retiro, time de várzea de São Paulo, desbanca diversos times profissionais no seu “tempo de vida” e é um exemplo de resistência do futebol amador no Brasil. De acordo com o site VárzeaPédia, é o clube de várzea mais antigo em atividade do país, fundado em 14 de março de 1913.

A Associação Atlética Recreativa Nacional do Bom Retiro está localizada em dos mais célebres berços do futebol brasileiro, a região central da cidade de São Paulo. A saber, a região dos bairros do Brás e Parque Dom Pedro, mais precisamente a Rua do Gasômetro, foi o local onde aconteceu o primeiro jogo amador de futebol com registros no Brasil, em 1895, entre São Paulo Railway, time do qual Charles Miller fazia parte, e Companhia da Gás, com vitória de 4 a 2 para o primeiro.

Troféus mais antigo do Nacional é da década de 1930 (foto: Diego Viñas)
Troféus mais antigo do Nacional é da década de 1930 (foto: Diego Viñas)

Era um período de intensa presença de imigrantes e, além dos ingleses da família Miller, italianos e portugueses chegaram em centenas. “Eles trabalhavam nas fábricas da região, moravam no Bom Retiro e fundaram o Nacional naquela época”, contou Jacob Kuperman, 60 anos de Bom Retiro e quase 40 anos no Nacional.

O Nacional mantém o seu campo até hoje na rua Anhaia. Na solenidade do centenário do time, em 2013, foram exibidos vários troféus conquistados ao longo dos anos. O mais antigo é de 1934.

Atualmente, o Nacional joga todo domingo no seu campo. Segundo Fabio, técnico do primeiro quadro, são três times que jogam, a partir da 10h até as 16h.

jacob
Jacob Kuperman está há mais tempo no time. São quase 40 anos de Nacional do Bom Retiro. (foto: Diego Viñas)

Texto: Diego Viñas

Curta ‘nóis’ no Facebook
Inscreva-se no nosso canal no YouTube