Rogério Ceni: um início promissor

São Paulo x Corinthians
Crédito da Foto: Rubens Chiri/Divulgação/saopaulofc.net

Após dez jogos oficiais na temporada, já é possível dizer que o São Paulo de 2017 demonstra um futebol significativamente melhor e mais agradável, se comparado ao que foi apresentado no ano passado. Até aqui, o técnico Rogério Ceni tem conseguido números importantes à frente da equipe: são sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota (76,6% de aproveitamento). Além dos números favoráveis, o time do Morumbi tem agradado ao seu torcedor pelo modo como vem jogando.

LEIA MAIS:
Novamente com ataque funcionando e defesa falhando, São Paulo vence na Copa do Brasil

Ataque veloz, posse de bola, pressão na marcação, busca constante pelo gol. Esse é o São Paulo de Rogério Ceni. Dentro ou fora de casa, os comandados do ex-goleiro são-paulino parecem ter entendido a filosofia de jogo do treinador. Vale dizer, evidentemente, que ainda é cedo para avaliar se o Tricolor é, de fato, um time plenamente confiável, uma vez que a temporada está apenas começando. No entanto, a equipe tem feito apresentações consistentes, sobretudo na parte ofensiva.

Embora o ataque seja a grande arma do time (29 gols), o setor defensivo ainda deixa a desejar (já sofreu 17 gols). Ao contrário da temporada passada, quando terminou o Campeonato Brasileiro como uma das melhores defesas, o São Paulo deste início de ano vem cometendo falhas sistemáticas no setor. Se Ceni tiver sucesso em diminuir tais erros, o futuro do time pode ser promissor.

Contrastes entre ataque e defesa à parte, o fato é que tem sido agradável ver o São Paulo atuar, e isso evidencia a influência de Ceni em seus jogadores. Com a movimentação e a liberdade de Cueva, o apoio de Thiago Mendes (claramente mais ofensivo com Ceni), a velocidade de Luiz Araújo e a eficiência de Pratto, o Tricolor dá indícios de que está no caminho certo. Testes mais difíceis ainda estão por vir durante a temporada, com adversários mais qualificados. Resta saber como a equipe irá se comportar.



Formado em Jornalismo, são-paulino, profundo seguidor do universo esportivo, principalmente quando o assunto é futebol. Contato: clebermattos22@msn.com