Relembre como foi a última conquista da Libertadores pelo Flamengo

Divulgação- Site oficial do Flamengo

Há 36 anos, o Flamengo conquistava a tão sonhada e inédita Copa Libertadores da América.

Leia mais:
Após vitória do Flamengo, Diego exalta a força do jogo coletivo
Com um elenco repleto de grandes craques, a equipe rubro-negra conquistou a América pela primeira vez em sua história no ano de 1981.

O grande destaque do Flamengo na competição foi o ídolo Zico. O Galinho foi eleito o melhor jogador e o artilheiro da competição. O craque do Mengão marcou 11 gols em 13 partidas. Um desempenho espetacular.
Carpeggiani, que fazia parte do elenco como jogador, assumiu o cargo de treinador após a morte de Claudio Coutin

O Flamengo havia sido campeão brasileiro no ano anterior, portanto a equipe classificou-se para a competição continental em 1981. A equipe brasileira caiu no grupo 3, que contava com a presença do Atlético-MG, Olímpia e Cerro Porteño. O Mengão terminou em primeiro lugar e se classificou para a segunda fase do campeonato. A estreia da equipe foi diante do Atlético-MG. A partida terminou em 2×2.

No final das seis rodadas, ambas as equipes brasileiras terminaram na liderança com a mesma pontuação. Na época, o desempate era feito por uma partida para definir qual equipe se classificaria para a próxima fase, visto que apenas um clube tinha o direito de passar de fase.

No serra dourada, o Flamengo enfrentou o Galo. A partida foi marcada por muita confusão e cinco jogadores da equipe mineira acabaram sendo expulsos ainda no primeiro tempo. Devido a isso, a partida encerrou-se e o Mengão seguiu adiante na competição.

Na fase semifinal, o Flamengo enfrentou o Jorge Wilstermann, da Bolívia, e o Deportivo Cali, da Colômbia, numa fase triangular. O Mengão se classificou para a final com 100% de aproveitamentona fase semifinal.

Na final, o Flamengo enfrentou o Cobreloa, do Chile. A equipe rubro-negra venceu o jogo de ida por 2×1. O destaque da partida foi o craque Zico, que marcou os dois gols do Flamengo.
No Chile, o Mengão perdeu por 1×0 e a competição foi decidida em uma nova partida.

A partida de desempate aconteceu no estádio Estádio Centenário, em Montevideu. O Mengão venceu o Cobtê-los por 2×0 e conquistou a Copa Libertadores de 1981. Zico foi o destaque do Flamengo novamente . O Galinho marcou os dois gols da equipe sobre Cobreloa.

O torcedor do Mengão espera que a equipe volte a conquistar a América pela segunda vez em sua história neste ano.