FC Dallas quer ser grande

Crédito da Foto: Facebook Oficial

O que define ser uma equipe esportiva ser “grande”? Nossa geração, olhando para o nosso futebol e para o futebol europeu, futebol centenário, já nascemos com as grandes esquipes estabelecidas. Times com muitas histórias, títulos e rivalidades, mas para quem acompanha a MLS, nossa geração tem a oportunidade de ver essas histórias sendo construídas do início e o FC Dallas que entrar de vez no rol das grandes equipes dos EUA.

Resumo da primeira rodada
Concacaf Champions League
A MLS esta de volta em 2017

Para quem está perto dos seus 40 anos, quando ouvimos falar em Dallas, lembramos logo da homônima série dos anos 80, com o famoso personagem JR Ewing. Quem acompanha a NBA lembra que nos anos 90 o time do Mavericks era saco de pancadas da Conferência Oeste, mas que conseguiu o seu título em 2011, quem acompanha a NFL não esquece jamais dos Dallas Cowboys, 5x campeão da NFL e que travou belos embates contra os 49ers de São Francisco. Na cultura do Texas, onde fica a cidade de Dallas, o Cowboy, os grandes rodeios e a sua ligação com o gado (e o petróleo) é muito arraigada. O touro não está em seu nome, mas está em seu símbolo, no símbolo do FC Dallas.

O FC Dallas não salta muito aos olhos do espectador brasileiro pelo fato de não ter nenhum brasileiro em seu elenco. É treinado por Oscar Pareja, ex-jogador colombiano do Deportivo Cali e que jogou por muitos anos na MLS (de 1998 a 2005) encerrando a sua carreira justamente pelo FC Dallas. Está no comando do time desde 2014 (antes teve uma passagem pelo Colorado Rapids) e neste curto espaço de tempo, ainda não foi campeão da MLS Cup, mas conquistou três grandes feitos.

Em 2015 foi vice-campeão da Divisão Oeste, em 2016 ganhou a US Open Cup (a “Copa do Brasil” dos EUA) e ainda foi o Campeão da temporada regular (MLS Supporters Shield). Desta forma o time garantiu sua vaga na Concacaf Champions League nas temporadas 2016/2017 (por que o Portland Timbers foi o campeão da MLS em 2016) e 2017/2018.

Aliás a Champions 2016/2017 já está na sua fase semifinal e o FC Dallas, no próximo dia 15 de março, recebe o Pachuca (MEX) para o primeiro jogo. Uma parada duríssima para os padrões da MLS. A outra semifinal será entre Vancouver Whitecaps e Tigres, também do México.

São com essas credenciais que o FC Dallas quer buscar o seu espaço entre as grandes equipes da MLS. E nós brasileiros sabemos quais são as grandes equipes da MLS?

Se formos medir por títulos (lembrando que a MLS distribui 2 títulos diferentes por temporada e a Confederação Americana, mais 1), os maiores são DC United (11 títulos) e LA Galaxy (10 títulos). Correndo por fora temos o Seattle Sounders, Colorado Rapids, Columbus Crew e Sporting Kansas City. Seu grande rival, o Houston Dynamo já possui 2 títulos da MLS Cup, o mais importante deles.

“Nós queremos ser o melhor time da MLS, mas a cada dia nós temos a chance de provar isso a nós mesmos”, declarou Kellyn Acosta, principal jogador do FC Dallas, após a vitória de 2-1 sobre o LA Galaxy no último domingo.

fc dallas 2

As últimas duas boas campanhas ajudam, mas a conquista de títulos importantes, ajudam muito mais. Para pular etapas, a grande chance do FC Dallas é ganhar a Concacaf Champions Legue desta temporada. A equipe está à apenas 4 jogos de ser o primeiro time da MLS disputar o Mundial de clubes.

Se o ataque está funcionando, a defesa tem vezes que peca e peca bastante. Na última temporada foram 5 goleadas sofridas, com placares elásticos, como um 5-0 aplicado por seu arquirrival, Houston Dynamo, em apenas 7 derrotas que o FC Dallas teve em toda temporada 2016.  Nesta temporada, contando com os jogos da Champions, apenas em dois jogos o FC Dallas não levou gol.

A temporada só está começando, mas as duas últimas temporadas mostram claramente a evolução do FC Dallas no seu desenvolvimento esportivo. Desenvolvimento este que é refletido pelo sucesso de público nos jogos e o trabalho que a MLS vem desenvolvendo para tornar a sua liga respeitada mundialmente e em um futuro próximo ter equipes fortes e tradicionais no cenário internacional. O FC Dallas está de olho neste futuro.