Campeão nas motos e na F1, John Surtees morre aos 83 anos

Getty Images

Campeão na motovelocidade e e na Fórmula 1, o ex-piloto John Surtees morreu aos 83, nesta sexta-feira, dia 10 de março, em Londres.  A causa da morte, segundo a família Surtees foi uma complicação respiratória. A lenda do esporte a motor estava internado na UTI do hospital  St. Georges, desde o último mês de fevereiro.

Na F1, John Surtees começou a carreira em 1960, pela equipe Lotus ficando na lendária equipe de Colin Chapman, até 1963, quando se transferiu para a Ferrari. No ano seguinte, sagrou-se campeão mundial, após uma intensa disputa com Graham Hill. Seus números na Fórmula 1 são de 113 GPs, 6 vitórias, 24 pódios e 180 pontos.

LEIA MAISFÓRMULA E TERÁ ETAPA NO BRASIL EM 2018, DIZ SITE

EM VISITA À MERCEDES, ROSBERG DIZ NÃO SENTIR SAUDADES DA F1

Já na motovelocidade foram quatro títulos: 1956, 1958, 59 e 60, todos pela equipe MV Agusta nas 500cc.

“É com profunda tristeza que informamos a morte de nosso marido e pai, John Surtees.

John, 83, deu entrada no Hospital St. Georges em Londres em fevereiro, com um problema respiratório, e depois de um período na UTI, ele morreu em paz nesta tarde. Sua esposa, Jane, e filhas Leonora e Edwina, estavam ao seu lado.
John era um marido adorável, pai, irmão e amigo. Ele também foi um dos grandes do esporte a motor e continuou a trabalhar incessantemente na Fundação Henry Surtees e no Circuito Buckmore Park Kart
Nós estamos em luto por uma perda incrível como esta de um homem gentil e amável, bem como celebramos sua vida incrível. Ele foi um exemplo de alguém que sempre se doou ao máximo e que continuou lutando até o fim.”, diz o comunicado oficial da família assinado pela mulher Jane e as filhas Leonora e Edwina. Ainda não se sabe informações sobre o velório. Com informações do site Grande Prêmio.