Exclusivo: “Neki” fala sobre a ansiedade de estrear no Campeonato Brasileiro de League of Legends

Foto: Divulgação/NR-7 Comunicação

Há poucos dias da estréia do Campeonato Brasileiro de League of Legends, que inicia neste domingo (22), a preparação das equipes está a todo o vapor para um dos games mais jogados em todo o mundo. 

O TORCEDORES.COM bateu um papo com Vinícius “Neki” Ghilardi, que é HeadCoach do time KaBuM! e-Sports, um dos favoritos a conquistar o CBLoL 2017. “Neki” falou sobre a sua profissão no mundo dos games, a expectativa na competição e a novidade de ter o campeonato transmitido no SporTV.

Confira a entrevista na íntegra:

Torcedores.com: Vinícius, estamos perto do CBLoL, agora com transmissão da TV por assinatura. Quanto essa exibição pode acrescentar na competição? Você acha que pode atingir um público que ainda não conhece League of Legends? 
Neki: Com certeza acrescenta muita coisa, já que mostra o quanto o e-Sports está crescendo no Brasil e, mais do que isso, é um incentivo muito grande aos jogadores que, pouco a pouco, vão ganhando espaço e se tornando mais valiosos – tanto no cenário nacional quanto internacional. Acredito que a transmissão pode sim atingir outros públicos, principalmente os apaixonados por esporte que têm o hábito de assistir televisão.

Meu pai e meu avô, por exemplo, tem um pouco de dificuldade de entender como funcionam as transmissões através de canais online. A partir de agora, vão poder ligar a TV e assistir com muito mais facilidade, inclusive mostrando para amigos ou até mesmo familiares o que o filho/neto deles faz. Dessa forma, o League of Legends vai se expandir e as pessoas de todas as idades vão passar a entender melhor o que é o jogo e como ele funciona.

Torcedores.com: Algumas pessoas acham que games são apenas uma diversão, claro, não deixa de ser, mas é além disso, é um trabalho sério. Qual é a sua opinião sobre isso?
Neki: Acredito que tudo tem o seu tempo, assim como o futebol, que começou pequeno e era uma simples diversão, tornando-se hoje um dos maiores esportes, se não o maior do mundo. Gosto de pensar que, com o e-Sports será da mesma maneira, já que quanto mais divulgação e conteúdo, pessoas de todas as idades vão começar e entender e apreciar o jogo, dando mais valor, assim, a todos os profissionais do ramo.

Torcedores.com: Explique para o público que está começando a se interessar agora por e-sports, o que é o “HeadCoach”? O que você faz e como pode contribuir para o sucesso no CBLoL?
Neki: HeadCoach é o comandante do time. É o profissional que junta as peças do tabuleiro e coloca para rodar de maneira mais eficiente, levando em consideração tanto os players quanto staff e comissão técnica. Muitas vezes, não conseguimos encontrar pessoas com perfis que se encaixam, portanto é função do HeadCoach, treinar e dar um direcionamento para os profissionais que atuam em sua equipe, a fim de  colocá-los em uma mesma página. Saber lidar com pessoas é talvez a característica mais importante para um HeadCoach.

Para ampliar e contribuir no CBLOL, eu procuro usar outros esportes como comparativo de treino e maneira de se trabalhar o time. Futebol e basquete, por exemplo, são esportes que têm características diferentes. No entanto, se forem unidas, elas se complementam e são úteis ao League of Legends com base em formação tática e adaptação para cada situação. Além do comparativo estratégico, adaptar-se à comissão técnica também é muito importante.

Torcedores.com: O KaBuM! e-Sports fará a sua estreia no CBLoL 2017 e confirmou sua line-up para a competição. Ansioso para o início da equipe? Existem adversários e/ou jogadores que podem fazer a diferença?
Neki: Com certeza a ansiedade bate bastante, mas temos consciência de que não será fácil nosso início no CBLOL, então estamos aproveitando ao máximo o tempo que temos para nos adaptar como um time positivamente. Neste ano, o cenário conta com equipes fortes e é perceptível o crescimento do nível do CBLOL. Acredito que qualquer equipe poderá surpreender e fazer a diferença.

Foto: Divulgação/NR-7 Comunicação
Foto: Divulgação/NR-7 Comunicação

O Campeonato Brasileiro do League of Legends começa neste domingo (22). Os players da equipe KaBuM! e-Sports estão reunidos em São Paulo (SP) para os treinamentos e o jogo terá ao vivo pelos canais da Riot Games, no YouTube, TwitchAzubu e do canal de TV por assinatura, SporTV. 



Dennys Carvalho é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdade Integradas Alcântara Machado) e apaixonado por esportes. Já trabalhou na Rádio Escuta/Produção da REDETV!, operador de TV de uma empresa de monitoramento de mídia e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte.