São Paulo em números: o ano de 2016 na ponta do lápis

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O ano de 2016 enfim acabou para o futebol brasileiro. A recente tragédia com a Chapecoense retardou mas não evitou que a última rodada do Brasileirão acontecesse. O São Paulo terminou o campeonato em 10º lugar e fez a sua pior participação na história. Se somar as outras competições no ano, o balanço é negativo afinal foram goleadas sofridas, vexames, seguidas eliminações e a promessa de um 2017 melhor com Rogério Ceni no comando técnico da equipe.

Em 4 competições que disputou, o Tricolor não levou nenhuma e passou dificuldades em todas elas. Mas e o balanço do ano é positivo ou negativo ? Lembre como o desempenho são-paulino em cada competição.

LEIA MAIS:

CONFIRA ANÁLISE DE IMPRENSA SOBRE O JOGO ENTRE SÃO PAULO E SANTA CRUZ

OPINIÃO: 6 POSIÇÕES EM QUE O SÃO PAULO DEVE CONTRATAR PARA 2017

Campeonato Paulista:

O São Paulo caiu no grupo C com Audax, Ferroviária, XV de Piracicaba e Capivariano, e terminou em segundo lugar com 22 pontos em 15 jogos com seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Foram 17 gols marcados e 14 sofridos. Nas quartas de finais, o tricolor enfrentou o líder do grupo Audax e perdeu vergonhasamente por 4 a 1. Os goleadores foram Ganso e Calleri com quatro gols cada.

Libertadores:

O clube mais cotado para sair logo na faze de grupos, chegou até a semifinal com muita garra e organização. Na primeira fase, o confronto foi contra o Cesar Vallejo do Peru e o empate em 1 a 1 fora de casa e o gol solitário que deu alívio aos torcedores marcado por Rogério, na partida de volta no Pacaembu. Somando todas as fases disputadas até a eliminação para o Atlético Nacional na semifinal foram 14 jogos com 5 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, encerrando sua participação com 21 gols feitos e 15 contra. O clube teve o argentino Calleri como artilheiro da competição com 9 gols.

Copa do Brasil:

Por disputar a competição sul-americana, a equipe ainda comandada por Edgardo Bauza entrou apenas na fase eliminatória e foi eliminado pelo Juventude após perder no Morumbi por 2 a 1 e ganhou por 1 a 0 fora de casa. As redes foram balançadas por Chavez e Rodrigo Caio.

Campeonato Brasileiro:

Ao final das 38 rodadas o São Paulo terminou em décimo lugar, fazendo assim a sua pior campanha na história. A equipe encerrou sua participação com 14 vitórias, 10 empates e em outras 14 saiu derrotado. Foram 44 gols feitos e 36 sofridos, o que rendeu a quinta melhor defesa da edição 2016 e a melhor marca da história do clube. Chavez foi quem mais balançou as redes com 9 tentos.

Números finais:

Jogos: 72

Vitórias: 26

Empates: 21

Derrotas: 25

Gols marcados: 84

Gols sofridos: 67

Artilheiro: Jonathan Calleri com 16 gols



Estudante de jornalismo e atualmente setorista do São Paulo no Torcedores.com