Times mexicanos estão fora da Libertadores 2017, diz site

Crédito da Foto: Divulgação/Conmebol

Com as mudanças impostas pela Conmebol a Libertadores 2017, principalmente de calendário, os times mexicanos resolveram deixar a competição a partir do ano que vem, os clubes alegaram que o aumento de datas no torneio Sul Americano acabaria afetando a Liga Mexicana, a Liga MX. Com isso optaram por não participar da competição, a informação é do site esportivo mexicano Mediotiempo.

Leia mais:
AO SER SUBSTITUÍDO, LUCAS PRATTO É OVACIONADO PELA TORCIDA DA ARGENTINA; ASSISTA
ALEXIS SÁNCHEZ ESTÁ A DOIS GOLS DE SE TORNAR O MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DA SELEÇÃO DO CHILE

A partir de 2017, a Libertadores deixará de ocupar apenas seis meses e passa a ser disputada durante praticamente o ano inteiro, de fevereiro a novembro. A mudança foi inspirada na Champions League, competição da Europa que ocupa o calendário anual dos clubes.

Porém, com o aumento de datas os times mexicanos, viram a participação no torneio como incompatível, já que atrapalharia sua liga local. Segundo o Mediotiempo, a decisão foi tomada depois de semanas de negociações e será anunciada no decorrer da semana pelo presidente da Liga MX, Enrique Bonilla.

Os mexicanos começaram a disputar a Copa Libertadores da América a partir de 1998, mas nunca foram campeões, o máximo que atingiram foram duas finais. Vale ainda lembrar que caso fossem campeões ainda não poderiam disputar o Mundial de clubes da FIFA, já que a vaga do México é definida pela Liga dos Campeões da CONCACAF.

Em 2017, a Libertadores terá 44 equipes, seis a mais do que esse ano, o que fez o Brasil ganhar mais dois representantes. As vagas estão divididas entre Brasil (sete), Argentina (seis), Colômbia (cinco), Chile (quatro) Equador (três), Paraguai (três), Bolívia (três), Peru (três), Uruguai (três) e Venezuela (três). O México também teria três times, resta agora saber como a Conmebol dividirá essas novas vagas.



Jornalista em formação. Fanático por esportes, principalmente futebol. Vivo em busca de desafios e oportunidades que a vida me proporciona.