Atacante da Seleção Brasileira foi descoberto por causa do Football Manager

Seleção Brasileira
Crédito da foto: Reprodução Facebook oficial do Roberto Firmino

Um dos destaques da atual temporada do Liverpool e figurinha frequente nas convocações do técnico Tite na Seleção Brasileira, o atacante Roberto Firmino foi descoberto de uma forma inusitada. De acordo com o “olheiro” que o levou para Hoffenheim, da Alemanha, em 2010, o jogador chamou a atenção do clube por suas qualidades apresentadas no Football Manager, game de futebol onde o participante é o administrador do clube.

LEIA MAIS:

PALMEIRAS: CUCA AGRADECE A COMENTARISTA POR APELIDO “CUCABOL”
MERCADO DA BOLA: VEJA 12 JOGADORES SEM CONTRATO QUE SERIAM BONS REFORÇOS NO BRASIL

Segundo Lutz Pfannenstiel, olheiro do Hoffenheim, o atacante da Seleção Brasileira atuava na Série B do Brasileirão, pelo Figueirense, e causava muita desconfiança nos diretores do clube, que achavam arriscado apostar no atleta.

“Se tratava de um jogador da segunda divisão do Brasil, com apenas 17 ou 18 anos”, revelou o alemão para o TalkSport.com.

Seleção Brasileira
Firmino atuando pelo Figueirense (Foto: Getty Images)

O Football Manager é considerado um dos jogos com base de dados mais completa e já “revelou” diversos jogadores, porém, já errou também várias vezes nos prognósticos.

“Muitas pessoas diziam que ele precisava primeiramente jogar de titular [Firmino ainda não era titular absoluto no Figueira]. E também diziam se a gente deveria pagar aquele valor por um jogador nessa condição”, acrescentou.

Mesmo assim, o Hoffenheim resolveu assumir o risco e, em janeiro de 2011, pagou 3,5 milhões de libras (R$ 14,8 milhões) pela contratação de Firmino.

“No fim, nós o vendemos por 42 milhões de euros [ao Liverpool]. Então acho deu certo”, concluiu o olheiro.

Carreira de Firmino

Revelado pelo Figueirense, em 2010, o atacante jogou apenas uma temporada no time catarinense, mas ajudou a levar o clube à Série A. Em 2010, foram 38 jogos e oito gols marcados na campanha do acesso.

No ano seguinte foi comprado pelo Hoffenheim, clube pelo qual atuou por cinco temporadas, disputando 153 partidas e marcando 49 gols.

Em 2015 foi contratado pelo Liverpool e já vestiu a camisa do clube inglês 61 vezes e estufou as redes rivais por 17 vezes, sendo seis na atual temporada.

Na Seleção Brasileira, Firmino fez sua estreia em 2014, chamado para dois amistosos pelo então técnico Dunga. Desde então, o atleta de 25 anos vem sendo chamado com frequência e já disputou 13 partidas e anotou cinco gols.