Se for campeão, Grêmio será o maior campeão da Copa do Brasil. Relembre as outras conquistas

Facebook Oficial do Grêmio

O Grêmio deu um grande passo na noite de ontem no estádio do Mineirão, para se tornar o maior campeão da Copa do Brasil, ao vencer o Atlético-MG na primeira partida da final pelo placar de 3 a 1. Relembre as outras conquistas do Imortal:

LEIA MAIS:
PAPO TÁTICO: O PASSEIO DO GRÊMIO DE RENATO GAÚCHO NO PRIMEIRO “ROUND” DA COPA DO BRASIL

O Grêmio é o maior finalista da história da Copa do Brasil: esta é a oitava final do time gaúcho na história da competição, que teve a sua primeira edição em 1989, justamente conquistada pelo Imortal. Depois de ter goleado o Flamengo nas semifinais por 6 a 1, o Tricolor Gaúcho chegou à final da Copa do Brasil para enfrentar o Sport Recife, e após um empate em 0 a 0 na Ilha do Retiro, os gremistas puderam comemorar o título no Estádio Olímpico, com a vitória pelo placar de 2 a 1, sendo que um dos gols gremista foi marcado por Cuca, na época meia do time campeão, e hoje técnico do Palmeiras.

Em 1994, o Grêmio conquistou pela segunda vez a Copa do Brasil, e novamente encontrou um time nordestino na decisão: o surpreendente Ceará. No primeiro jogo da final, em Fortaleza, a partida terminou em 0 a 0. Na segunda partida, no estádio Olímpico, Nildo marcou logo aos três minutos de jogo e a partida foi desta forma até o final, e o Tricolor gaúcho se tornou bi-campeão. O técnico gremista era Luiz Felipe Scolari.

Em 1997, o Grêmio era um dos grandes favoritos para o título, afinal de contas, a equipe gaúcha havia conquistado no ano anterior, o Campeonato Brasileiro. E a final desta vez, foi contra ninguém menos do que o Flamengo da dupla Sávio e Romário. Na primeira partida, dentro do Estádio Olímpico, empate em 0 a 0. na segunda partida, no estádio do Maracanã, o Tricolor Gaúcho conseguiu um heroico empate pelo placar de 2 a 2, e por conta dos gols fora de casa, pôde comemorar o terceiro título da competição.

O quarto título gremista da Copa do Brasil foi garantido em 2001, contra o Corinthians, uma vingança pela derrota na final de 1995. Mas não foi fácil: o time paulista chegou a fazer 2 a 0 dentro do Estádio Olímpico na primeira partida, mas o Tricolor Gaúcho conseguiu empatar o jogo. Na segunda partida, realizado no Estádio do Morumbi, o Grêmio conseguiu uma vitória espetacular por 3 a 1, garantindo o tetra. Curiosamente, o técnico do time do Grêmio era ninguém menos do que Tite, atual técnico da seleção brasileira e que fez história no Timão alguns anos depois.