São Paulo x Grêmio: confira o retrospecto do confronto de tricolores pelo Brasileirão

Montagem: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

Teremos nesta noite de quinta-feira no estádio do Morumbi, um confronto de tricolores: São Paulo x Grêmio, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. E aqui no Torcedores.com, você confere o retrospecto deste duelo na história da competição: quem tem mais vitórias, qual o ataque que marcou mais gols, qual a maior goleada.

LEIA MAIS:
NOVO ESTATUTO SOCIAL DO SÃO PAULO É APROVADO PELO CONSELHO DELIBERATIVO

São Paulo e Grêmio se enfrentaram pela primeira vez na história da competição em 1967, quando ainda era o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que viria a se tornar o atual Campeonato Brasileiro em 1971. A partida terminou empatada em 1 a 1. No total, as duas equipes se enfrentaram 62 vezes na história do Brasileirão, e quem leva a vantagem é o Tricolor Paulista, com 24 vitórias. os gaúchos venceram 22 vezes, e houveram 16 empates.

A maioria dos jogos entre os dois tricolores ocorreram exatamente no palco desta noite, o estádio do Morumbi: no total, foram 32 jogos na casa são paulina, onde a vantagem do time paulista tem ampla vantagem, com 18 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Uma vantagem e tanto para o São Paulo.

A maior goleada da história do confronto aconteceu no Brasileirão de 1983: no Estádio Olímpico, o Grêmio goleou o São Paulo por 5 a 1. O Tricolor Paulista por sua vez, chegou a golear o time gaúcho no mesmo estádio onde foi goleado, pelo placar de 4 a 0. E se tratando de gols, o ataque são paulino foi mais eficiente, marcando 79 gols, enquanto o ataque gremista marcou 70 gols.

No atual Campeonato Brasileiro, o Grêmio ocupa a nona posição na tabela de classificação com 49 pontos, e está na final da Copa do Brasil. Já o São Paulo, ocupa a 12ª posição com 45 pontos, e caso queira sonhar com uma possibilidade de chegar a Libertadores da América 2017, uma vitória na noite de hoje é fundamental.