São Paulo foi o time que mais cedeu atletas para seleções de base; veja lista completa

Sao Paulo
Foto: Divulgação/CBF

A CBF apresentou um levantamento, divulgado nesta terça-feira em que mostrou as equipes que mais cederam jogadores para as seleções de base. O São Paulo lideram essa lista, onde o Palmeiras e o Cruzeiro vêm logo em seguida. O Estado que mais tiveram atletas vestindo a amarelinha foi São Paulo (82), seguido de Rio de Janeiro (40) e Minas Gerais (33).

LEIA MAIS
FPF DEFINE COPA SÃO PAULO 2017 COM NÚMERO RECORDE DE PARTICIPANTES

A última Data-FIFA a seleção brasileira Sub-20 foi a última oportunidade em que o jogadores nascidos no ano de 1997 e 98 e na mesma ocasião atletas nascidos no ano de 2000 e 2001, também foram chamados pela última vez em 2016. Após isso, a entidade contabilizou os convocados e viu as equipes que mais cederam atletas para as seleções de base.

O São Paulo lidera com 21 jogadores. O Palmeiras e o Cruzeiro foram os segundos colocados com 18 e o Santos com 16. Na Europa, o Atlético de Madrid é o que mais cedeu jogadores, foram três no total. Barcelona vem logo em seguida com dois e outros dez clubes com apenas uma convocação.

Vale ressaltar que Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base, fez uma viagem à Europa, junto com Rogério Micale e Paulo Xavier, também com a função de não perder grandes estrelas para outros países, e contactou diversos atletas. Desta missão, 15 jogadores foram chamados.

“Fizemos um trabalho grande de mapeamento dos nossos valores aqui no Brasil e também no exterior. A cada novo jogador observado, o nosso banco de dados foi sendo alimentado, o que serviu de base para as convocações dos técnicos. Acredito que o principal recado deste levantamento, com 30 clubes do Brasil cedendo atletas à Seleção e mais 12 da Europa, é de que estamos de olho no que as equipes e jogadores estão fazendo”, explicou Damiani.

1º São Paulo, 21 jogadores
2º Palmeiras, Cruzeiro, 18
3º Santos, 16
4º Grêmio, 15
5º Flamengo e Fluminense, 14
6º Coritiba, 13
7º Atlético-PR, 12
8º Vasco, Corinthians, Atlético Mineiro, Internacional,10
9º Vitória, 9
10º Sport, 8
11º Desportivo Brasil, 7
12º Ponte Preta, América-MG, Goiás, Avaí, Figueirense, 5
13º Botafogo, 4
14º Red Bull, Bahia, Chapecoense, 2
15º Ituano, Rio Branco-SP, Osasco Audax, Criciúma, Luverdense, 1



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.