Saiba quais jogadores do elenco do Grêmio já ganharam a Copa do Brasil

O Grêmio inicia nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Mineirão, a trajetória final em busca de ser tornar o maior campeão da história da Copa do Brasil, com cinco conquistas, e também sepultar o incômodo jejum de 15 anos sem títulos nacionais.

LEIA MAIS:
Veja as chances de Libertadores do Grêmio após a 36ª rodada do Brasileirão
Galvão Bueno narra Atlético-MG x Grêmio na Globo 
Torcida do Grêmio esgota ingressos para final da Copa do Brasil 

No elenco gremista, poucos jogadores tiveram o privilégio de ganhar uma Copa do Brasil por outros times. Foram eles: o zagueiro Wallace Reis (Flamengo-2013), o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira (Corinthians – 2009) e o meia Douglas (Corinthians-2009). Com exceção ao beque, que não pode jogar a competição por ter defendido o Flamengo na atual edição, os demais devem ser titulares nos dois jogos da decisão.

Vale dizer ainda que o técnico Renato Gaúcho tem no currículo o título da Copa do Brasil de 2007, comandando o Fluminense.

Alguns jogadores ainda podem conquistar o primeiro título da carreira profissional, casos do goleiro Leo, do zagueiro Rafael Thyere, dos laterais Wesley, Lucas Rovat e Iago, dos volantes Ramiro, Walace, Kaio, Jailson e dos atacantes Luan, Batista, Guilherme, Everton, Pedro Rocha  e Tilica. Todos estes jogadores foram revelados nas categorias de base do clube.

O Grêmio faz contra o Atlético-MG a sua sétima participação em finais da competição mata-mata. Foi campeão em 89 (contra o Sport), 94 (contra o Ceará), 97 (contra o Flamengo) e 2001 (contra o Corinthians) e vice-campeão em 91 (contra o Criciúma), 93 (contra o Cruzeiro) e 95 (contra o Corinthians). Ao lado do Cruzeiro, o Tricolor tem quatro títulos da Copa do Brasil.



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)