Rosberg x Hamilton: confira o retrospecto dos dois pilotos no GP de Abu Dhabi

Rosberg x Hamilton
Twitter Oficial da Fórmula 1

Neste próximo fim de semana, teremos o GP de Abu Dhabi, onde iremos conhecer o campeão da temporada 2016 da Fórmula 1. E fica a expectativa: quem vai levar o título desta vez: Nico Rosberg ou Lewis Hamilton? Confira o retrospecto de ambos os pilotos no circuito:

O GP de Abu Dhabi entrou no calendário da Fórmula 1 em 2009, e logo na primeira prova, Lewis Hamilton fez a pole position, correndo de McLaren. Porém, como aconteceu na maioria das vezes, largar em primeiro no circuito dos Emirados Árabes não é garantia de vitória, e o inglês abandonou na 20ª volta. A corrida foi vencida por Sebastian Vettel, que na época era piloto da Red Bull Racing. O piloto alemão é o maior vencedor do circuito, com três vitórias, todas pela mesma equipe.

LEIA MAIS:
GP DA ALEMANHA ESTÁ FORA DO CALENDÁRIO DA FÓRMULA 1 EM 2017
GP DE ABU DHABI: SAIBA OS HORÁRIOS E COMO ASSISTIR À CORRIDA AO VIVO NA TV

Aliás, largar na pole position em Abu Dhabi, nunca é bom negócio para Lewis Hamilton: além de 2009, ele também largou em primeiro em 2012, e também abandonou a prova. Nas duas oportunidades, ele ainda era piloto da McLaren. Mas, nem sempre o piloto inglês se deu mal: ele já venceu duas vezes neste circuito, em 2011 correndo de McLaren, e em 2014 pela Mercedes, inclusive, sendo campeão mundial naquela oportunidade.

Nico Rosberg por sua vez, também já venceu em Abu Dhabi: foi no ano passado, quando largou na pole e teve uma vitória tranquila. Aliás, Nico fez a pole também no ano anterior, em 2014, mas terminou chegando apenas na 14ª posição. Em 2013, o piloto alemão largou e chegou em terceiro lugar.

Das sete provas realizadas em Abu Dhabi, apenas duas vezes o pole position conseguiu vencer a prova: além da vitória de Rosberg no ano passado, Vettel conseguiu realizar o mesmo feito em 2010. Nas demais provas, quatro delas foram vencidas pelo piloto que largou em segundo, e uma vez, o piloto que largou em quarto, que foi ninguém menos do que Kimi Raikkonen, pela Lotus.

2009: 1º Vettel/RBR, 2º Webber/RBR, 3º Button/McLaren – Pole Position: Hamilton/McLaren

2010: 1º Vettel/RBR, 2º Hamilton/McLaren, 3º Button/McLaren – Pole Position: Vettel/RBR

2011: 1º Hamilton/McLaren, 2º Alonso/Ferrari, 3º Button/McLaren – Pole Position: Vettel/RBR

2012: 1º Raikkonen/Lotus, 2º Alonso/Ferrari, 3º Vettel/RBR – Pole Position: Hamilton/McLaren

2013: 1º Vettel/RBR, 2º Webber/RBR, 3º Rosberg/Mercedes – Pole Position: Webber/RBR

2014: 1º Hamilton/Mercedes, 2º Massa/Williams, 3º Bottas/Williams – Pole Position: Rosberg/Mercedes

2015: 1º Rosberg/Mercedes, 2º Hamilton/Mercedes, 3º Raikkonen/Ferrari – Pole Position: Rosberg/Mercedes