Mercado da bola: Veja um resumo das negociações do Vasco

Vasco
Montagem/Divulgação

O Vasco vive uma semana decisiva prestes a disputar seu jogo do ano, contra o Ceará, neste sábado (26),valendo uma vaga na Série A do Brasileirão do ano que vem. Mesmo sem saber exatamente qual será seu futuro em 2017, o clube já começa a fazer o planejamento e as chegadas e saídas de jogadores estão previstas. Confira a seguir um resumo do mercado da bola no Gigante da Colina!

LEIA MAIS:

VEJA ATÉ QUANDO VAI O CONTRATO DE TODOS JOGADORES DO GIGANTE DA COLINA

Quem pode vir

A diretoria do Vasco mira seus esforços até o momento em jogadores para os três setores da equipe (defesa, meio-campo e ataque), além de um substituto para o comando técnico, já que Jorginho deve sair após a partida do final de semana.

Um dos maiores problemas do time neste ano foi a falta de um centroavante goleador. Por isso, o Cruzmaltino já entrou em contato com Luis Fabiano, ex-São Paulo, e que está livre no mercado após deixar o Tianjin Quanjian, da China.

Além dele, o Vasco também esteve bem perto de assinar com o volante Pedro Bambu, destaque do Atlético-GO na campanha campeã da Série B. Porém, a situação tensa do Cruzmaltino no torneio, ainda não garantido na Série A, fez com que a diretoria desmentisse o pré-acordo com o atleta.

A mais recente novidade foi o suposto interesse do clube no zagueiro Alberto Rodríguez, da seleção peruana. A imprensa do país sul-americano coloca o atleta de 32 anos, que atua pelo Melgar, na mira do Vasco. O clube teria ainda a concorrência do Boavista-RJ.

Vasco
O zagueiro peruano Alberto Rodríguez está na mira do Vasco (Foto: Getty Images)

Por fim, o nome de um novo técnico já é ventilado pelos lados da Colina. Cristóvão Borges e Vanderlei Luxemburgo já foram citados, com o primeiro ganhando força nos últimos dias.

Quem vai sair

Se por um lado novos jogadores devem chegar, outros sairão por outro. Um nome que já não faz parte dos planos do clube para 2017 é o do meio-campista paraguaio Julio dos Santos. O Torcedores.com apurou que o atleta não terá seu contrato renovado ao fim da temporada e seu futuro deve ser em outro clube brasileiro, conforme revelou seu empresário (Leia mais neste link – Julio dos Santos não ficará no Cruzmaltino em 2017)

Quem pode sair

O interesse de outras equipes e o fim de contratos também deve diminuir o atual elenco vascaíno.

Os zagueiros Aislan e Jomar, William, Bruno Gallo e Marcelo Mattos e o meia Fellype Gabriel tem seus vínculos terminando no próximo dia 31 de dezembro e tem poucas chances de permanecer. As situações de todos, no entanto, serão resolvidas após o fim da Série B.

Além deles, o atacante Talles tem contrato apenas até o dia 31 de março e já pode assinar um pré-acordo com qualquer outra equipe e deixar o Vasco sem render dinheiro ao clube. Porém, as duas partes já demonstraram vontade de renovar o vínculo, o que deve acontecer em breve.

Vasco
Foto: Divulgação/Vasco

Já o zagueiro Luan recebeu uma sondagem recentemente do Galatasaray, da Turquia, que está disposto a investir 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) no defensor do Vasco. O clube, no entanto, cre que o valor é muito baixo.

Quem já saiu

Pouco conhecido da maioria dos vascaínos pela falta de oportunidades no time profissional, o zagueiro colombiano Alexis Barreiro, que estava emprestado ao Artsul, para a disputa da Série B do Carioca.

O beque, de 19 anos, chamou a atenção do Vasco nem 2015, passou por um período de testes, foi aprovado e assinou vínculo até fevereiro de 2018. Porém, sem mostrar a evolução esperada, acabou tendo seu contrato com o clube rescindido.