Recordista no Motocross, Marcelo Simões também se destaca no CrossFit

Piloto e a também crossfitter, o multiatleta Marcelo Simões executando um double nac - Crédito: Nilo Pavarini

Simões já conquistou a primeira vitória no CrossFit. E além de ramificar carreira como atleta, nova modalidade o levou à posição de empresário no mercado fitness

Impacto visual. Competitividade. Evolução acelerada. Aspectos que colocam o freestyle motocross (FMX) entre os mais extremos dos esportes de ação. No qual preparo físico é vantagem competitiva, sobretudo na execução das manobras. Justamente o ponto forte de Marcelo Simões, piloto que encontrou no CrossFit mais do que meio para condicionamento físico. Um estilo de vida que ramificou a carreira como atleta, e o levou à posição de empresário no mercado fitness.

Além do recorde de títulos no Circuito Brasileiro de Freestyle Motocross, Simões trouxe para o Brasil o melhor resultado do País no exterior: a vitória no FMX das Nações, equivalente à olimpíada da modalidade, realizado na Alemanha (2014). E como multicampeão, explica com propriedade: toda manobra do freestyle motocross demanda força e flexibilidade. Aptidões que também ajudam a prevenir lesões. Frequentes, num esporte de alto risco. E para completar as exigências, a resistência aeróbica precisa estar desenvolvida, a fim de aguentar o ritmo das provas.

A solução encontrada por Simões para condicionar-se fisicamente veio com o CrossFit. Que engloba todos estes aspectos.

Em pouco tempo no CrossFit a chama competitiva de Simões acendeu. Acostumado às demandas físicas do motocross, rapidamente os treinos se intensificaram. Assim, vieram as competições. Inclusive com vitória ao estrear num campeonato por equipes, em maio. Hoje, Simões pode ser considerado um piloto-crossfitter, que mescla experiências das duas modalidades para progredir continuamente em ambas.

Habituado à intensidade do motocross, rapidamente Simões evoluiu no CrossFit
Habituado à intensidade do freestyle motocross, rapidamente Simões evoluiu no CrossFit

De Atleta a Empresário

A imersão no mundo fitness ativou outras habilidades de piloto. O sucesso no freestyle motocross exige atrair bons patrocinadores. O que implica entender o mercado, marcas e público. E conectar estes elementos para gerar retorno positivo aos investidores. Baseado na experiência de uma década na elite do freestyle motocross, Simões percebeu: havia oportunidade para atender o mercado fitness. O que levou à criação da loja HM Fit Store, com o sócio e também crossfitter Hélio Isayama.

Localizada em Tupã (SP), a missão da HM Fit Store é melhorar a qualidade da prática esportiva dos clientes comercializando vestuário e acessórios adequados ao perfil de cada um. Atendendo desde iniciantes até praticantes avançados, e modalidades como musculação, corrida e CrossFit.

Utilizo produtos iguais aos que HM Fit Store vende. Portanto, conheço a qualidade, durabilidade, e se são adequados para determinada atividade. E até detalhes, como, por exemplo, se o produto segura o suor, mantém o praticante fresco etc”, explica Simões, sobre como a experiência como atleta é transferida em atendimento eficaz.