Opinião: Veja as posições que o São Paulo tem que se reforçar no mercado da bola

Twitter Oficial do São Paulo

Vai chegando o final de temporada, e começa o show de especulações sobre o mercado da bola. No caso do São Paulo, o time já anunciou o seu primeiro reforço para 2017: o atacante Wellington Nem. Mas, o Tricolor Paulista precisa de mais reforços, e por isso, resolvi opinar sobre os possíveis reforços do clube para o ano que vem. Confira:

LEIA MAIS:
PRIMEIRO REFORÇO PARA 2017, WELLINGTON NEM ASSISTE TREINO DO SÃO PAULO NO CT DA BARRA FUNDA

Zagueiro (apenas no caso de Rodrigo Caio ser negociado): apesar das constantes falhas do sistema defensivo do São Paulo em 2016, não acho ruim as opções de zagueiros do elenco. Porém, caso Rodrigo Caio venha a ser negociado (o que tudo indica que sim), o ideal será ir atrás de um novo zagueiro, enquanto Lyanco e Lugano seguem como boas opões no banco de reservas.

Lateral esquerda: Mena é esforçado, mas é um lateral com muitas limitações. Reinaldo, deveria permanecer na Ponte Preta por tempo indeterminado, e Carlinhos não tem mais condições de jogar dois jogos seguidos na lateral. Como Matheus Reis ainda é jovem, seria interessante contratar um bom lateral, apenas para ir alternando na equipe titular com o garoto, já que provavelmente, o Campeonato Paulista será a principal competição para o Tricolor no primeiro semestre.

Primeiro volante: infelizmente, o São Paulo tem inúmeros volantes, mas nenhum deles é de fato, primeiro volante, que dá combate, estilo o Ralf ex-Corinthians. Aliás, acredito que ele seria uma boa opção para o Tricolor Paulista tentar uma negociação. Banguelê ainda não está pronto, e apesar de não ter sido testado nenhuma vez na função, gostaria de ver Buffarini jogando nesta posição.

Meia: acredito que o titular nesta posição será o jovem Lucas Fernandes, assim que se recuperar da lesão que sofreu nesta temporada. Porém, acho que é preciso ter alguém que possa jogar como o homem do último passe, e que provavelmente possa chegar para ser titular (Thiago Neves seria de fato uma ótima opção). Lucas Fernandes ainda é jovem, e pode crescer muito jogando ao lado de um meia com boa técnica.

Centro avante: o Tricolor Paulista tem boas opções no ataque, mas nenhum dos jogadores do elenco atual é o “homem-gol”, o cara que vai definir uma jogada, o artilheiro. É essencial para o time na próxima temporada, conseguir um cara com essas características. Os nomes que estão sendo ventilados (William do Cruzeiro, e Ricardo Oliveira do Santos) são muito bons, e seriam de grande ajuda, afinal de contas, o ataque são paulino é um dos piores no Brasileirão, e desperdiça muitos gols.

Outras posições: muitos questionam o fato do time precisar de um goleiro. Mas acho que o São Paulo pode resolver essa questão sem precisar ir ao “mercado”, dando uma chance para Renan Ribeiro, que substituiu Rogério Ceni em vários jogos em 2014 e foi muito bem. Se Denis teve uma temporada inteira como oportunidade, Renan também merece. Quanto a lateral direita, Buffarini é um bom lateral, e na base tem o jovem Foguete, que já está merecendo ser promovido para o time profissional.