Na Europa, Ceni só poderia treinar times amadores

Rogério Ceni
Crédito de imagem: Igor Amorim / saopaulofc.net

Rogério Ceni, novo técnico do São Paulo, fez dois cursos na Europa antes de aceitar o convite de comandar um time de futebol. Os dois cursos de aperfeiçoamento não seriam suficientes para treinar um time profissional na Europa.

Conforme noticia divulgada na Folha de São Paulo, Ceni foi a Londres participar de dois cursos da FA (Football Association, órgão que controla o futebol na Inglaterra). A empresa responsável pelos cursos, a 1st4sport, foi consultada pela reportagem, e reportou que os cursos feitos pelo ex-goleiro, dariam a chance de treinar clubes amadores locais de juniores e seniores.

LEIA MAIS: NARRADOR DA GLOBO COMPARA ROGÉRIO CENI A ZIDANE E GUARDIOLA

No Brasil, não é necessário fazer nenhum curso para exercer a profissão de técnico de futebol, conforme o Sindicato dos treinados do Estado de Sao Paulo. Mas essa situação deverá mudar a partir de 2019, quando o curso será obrigatório.

Rogerio Ceni aperfeiçoando em Londres (Facebook Oficial)
Rogerio Ceni aperfeiçoando em Londres (Facebook Oficial)

A primeira etapa do curso da FA foi feita entre agosto e o fim de outubro. Esse é um módulo básico de introdução, que capacita treinar crianças de 7 anos ou mais e tem como objetivo, focar nos aspectos práticos e planejamento, aplicação e revisão de rotinas individuais.
A carga desta etapa são de 33 horas de curso presencial.

A segunda etapa teve duração de 73 horas e iniciou dia 22 de outubro. Esse nível tem como objetivo possibilitar a tomada de decisões e criar práticas de jogo, desenvolvendo uma série progressiva de treinos, conforme descrito no site da FA. Os dois níveis tem a preocupação com o desenvolvimento dos atletas.

Os cursos feitos por Ceni, são preparatórios para as certificações da UEFA, próximo passo para poder treinar uma equipe de profissional da Europa.

Rogério Ceni visita o técnico Sampoli em Sevilla (Facebook Oficial)
Rogério Ceni visita o técnico Sampoli em Sevilla (Facebook Oficial)

Além dos cursos o ex-goleiro, acompanhou por alguns dias a categoria de base do Liverpool e também esteve por uma semana no Sevilha, trabalhando com o treinador Jorge Sampoli.

Foto – Reprodução Site Oficial do Sao Paulo Futebol Clube



Sou pai dos gêmeos Guilherme e Rafael e marido da Sabrina. Sou arquiteto e apaixonado por esportes, quase fui tenista profissional, além de tênis o futebol também é uma paixão.