Enquete: Qual será o maior ‘mico’ do Brasileirão?

titulos
Crédito da foto: Fernando Torres/CBF

A temporada do futebol brasileiro está na reta final e o Torcedores.com quer saber qual será o maior “mico” envolvendo os clubes.

PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
Mauro Beting, Leandro Beguoci e Fábio Salgueiro serão jurados do Prêmio Torcedores
Prêmio Torcedores terá sua segunda edição em 2016

Garantidos na Libertadores, Palmeiras, Santos e Flamengo lutam pelo título do Campeonato Brasileiro, mas o alviverde tem a melhor campanha (mais vitórias, menos derrotas, maior saldo de gols, defesa menos vazada) e é o time que mais esteve presente na liderança. Cada um tem mais três jogos pela frente. O Atlético-MG também carimbou passaporte para disputar o torneio sul-americano, mas neste momento pode ser campeão apenas da Copa do Brasil, visto que enfrenta o Grêmio na final.

As demais vagas (duas ou três – se o Atlético-MG for campeão da Copa do Brasil) ficam entre Botafogo, Atlético-PR, Corinthians, Grêmio, Chapecoense, Fluminense e Cruzeiro. O time gaúcho tem vantagem porque pode conseguir a vaga tanto pelo Campeonato Brasileiro quanto pela Copa do Brasil (neste último caso, apenas se for campeão).

Já a situação na parte debaixo da tabela também é uma disputa acirrada. América-MG e Santa Cruz vão para Série B em 2017, então restam duas vagas. Cinco times jogam para escapar da degola: Figueirense, Internacional, Vitória, Sport e Coritiba.

Com relação ao acesso para elite do futebol brasileiro, o Atlético-GO se classifica como campeão da Série B e o Avaí voltou à primeira divisão após superar o Avaí fora de casa. Bahia, Vasco e Náutico decidem na última rodada quem ocupa as outras duas vagas – eles enfrentam Atlético-GO, Ceará e Oeste.