Mercado da bola: veja as novidades nas NEGOCIAÇÕES do Flamengo para 2017

Montagem/Torcedores.com

O Flamengo foi o grande clube do Brasil que mais contratou nesta temporada. Foram 14 reforços para o campo e ainda sem contar Muricy Ramalho, que deixou o cargo de técnico no meio do ano por problemas de saúde. Ainda que o time tenha demorado para engrenar, o objetivo de chegar à Taça Libertadores em 2017 está garantido. Portanto é normal que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello comece a planejar o futebol na Gávea desde já.

ESPECIAL:
Prêmio Torcedores.com terá sua segunda edição em 2016 – e COM NOVIDADES!
Conheça os finalistas do Prêmio Torcedores.com de Mídia Esportiva 2016

Nos últimos dias, muitas notícias agitaram os bastidores do Flamengo, tanto no que diz respeito a novos reforços. Para te deixar atualizado do que acontece no clube de maior torcida do Brasil, o Torcedores.com preparou um resumo das principais novidades do mercado da bola no Ninho do Urubu. Acompanhe!

QUEM PODE CHEGAR

A ideia do Flamengo para 2017 é contratar de forma pontual para aumentar a qualidade dos reforços que chegarem à Gávea. Mas antes de falarmos de possíveis negociações, o clube da Gávea tem vários jogadores voltando de empréstimo, como os atacantes Paulinho, que está no Santos, e Nixon, no América-MG, os volantes Jonas, no Dínamo Zagreb-CRO, e Luiz Antonio, no Bahia, por exemplo. Para ver os demais atletas que voltam no fim de 2016, clique no link.

Tratando-se de nomes sondados, o Rubro-Negro está forte em várias frentes, com foco nas contratações de um goleiro, um lateral-esquerdo, um volante e um atacante de velocidade.

DEFESA

Para o gol, a preocupação é o possível reserva do titular Alex Muralha. O reserva Paulo Victor dificilmente ficará na Gávea em 2017, e a tendência é a diretoria trazer outro nome mais experiente do que apostar todas as fichas no jovem Thiago, destaque do clube na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

Por isso o Rubro-Negro já buscou informações de Gatito Fernandez, destaque do Figueirense em 2016. Outro que chamou a atenção dos cariocas foi o jovem Elias, que ajudou o Juventude a subir para a Série B do Brasileirão com o Juventude. O goleiro tem contrato com os gaúchos até o meio de 2017 e, com isso, ficará livre para assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de dezembro.

Dener é destaque da Chapecoense e pode reforçar o Flamengo. Foto: Divulgação
Dener é destaque da Chapecoense e pode reforçar o Flamengo. Foto: Divulgação

Na lateral, a procura se dá pela excelente fase de Jorge, sondado por vários times europeus. O reserva Chiquinho não deve ter seu contrato renovado para 2017. O primeiro nome a ser sondado pelos dirigentes do Flamengo é Dener, titular da Chapecoense, que está na semifinal da Copa Sul-Americana.

Outro nome especulado é o de Miguel Trauco, do Universitário-PER e companheiro de Paolo Guerrero não seleção peruana. O jornal Líbero traz a informação que o ala de 24 anos já teria acordo verbal com o Flamengo para a próxima temporada. Até o técnico Zé Ricardo andou elogiando o atleta em entrevista recente no Ninho do Urubu, obviamente sem confirmar nenhuma negociação.

MEIO-CAMPO

O plano A é repatriar Felipe Melo, que hoje defende a Inter de Milão. Até houve uma conversa entre Flamengo e representantes do meia no meio do ano, mas sua pedida salarial foi considerada alta. Agora com a Libertadores assegurada para 2017, o clube voltou a procurar os representantes do jogador e, desta vez, os valores se aproximam mais do orçamento do clube.

Na lista rubro-negra existem outras possibilidades caso a negociação com Felipe Melo não avance. São elas: Rômulo, ex-Vasco e no Spartak Moscou-RUS, e Otávio, do Atlético-PR.

Montillo está livre no mercado após o fim do contrato com Shandong Luneng. Foto: Getty Images
Montillo está livre no mercado após o fim do contrato com Shandong Luneng. Foto: Getty Images

Outro jogador que está nos planos do Flamengo é Montillo, atualmente sem clube após terminar seu contrato com o Shandong Luneng-CHN. O interesse se dá pela dificuldade na permanência de Alan Patrick, que deve retornar de empréstimo para o Shakhtar Donetsk. Recentemente, o argentino postou uma foto do filho com a camisa do Flamengo e torcida exaltou o jogador.

ATAQUE

Vitinho, do Internacional, e Bernard, do Shakhtar Donetsk-UCR, são os preferidos pela diretoria rubro-negra. Há três semanas, após a derrota para o Internacional em Porto Alegre, o Flamengo sondou a situação de Vitinho, artilheiro do time gaúcho no Campeonato Brasileiro. O atacante tem contrato com o CSKA Moscou, da Rússia, até maio de 2020, mas não vai falar sobre o assunto antes do final da temporada.

 Bernard tem ainda um ano e meio de contrato com os ucranianos do Shakhtar. A intenção rubro-negra é tentar, a princípio, a contratação do atacante por empréstimo e sem arcar com 100% dos salários. O atleta de 24 anos já sabe do interesse e deve conversar com seu clube para que a diretoria rubro-negra possa formalizar uma proposta oficial.

Marinho
Foto: Divulgação/Vitória

Nome que surgiu fortemente nos bastidores foi o de Marinho, artilheiro do Vitória no Campeonato Brasileiro. Segundo informações do blog “Ora Bolas“, Jorge Machado, empresário do atacante, esteve no Rio de Janeiro na semana passada para se reunir com dirigentes do Botafogo, mas também aproveitou a viagem para abrir negociações com o Flamengo.

Marinho possui multa rescisória de 5 milhões de euros (R$ 18,5 milhões) e tem os direitos econômicos divididos em três partes: 50% do Vitória, 30% do Cruzeiro e 20% da empresa JMB.

Outras alternativas para o setor ofensivo são Montillo, que atualmente está sem clube após terminar seu contrato com o Shandong Luneng-CHN, Diego Tardelli, do mesmo time da China, e Orlando Berrío, um dos destaques do Atlético Nacional-COL, atual campeão da Libertadores.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.