Mercado da bola: 5 CONSAGRADOS que estarão livres no mercado para o Palmeiras

Arte: Jane Gonçalves

Apesar de o foco estar totalmente nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, internamente, começa a se planejar para a temporada 2017. Nos bastidores, o clube encaminhou acordo com três jogadores – o atacante Keno e os meias Hyoran e Raphael Veiga. São reforços que demonstraram potencial ao longo da competição, mas nenhum deles é considerado “de peso”. Pelo menos nos quesitos experiência em grandes times e títulos no currículo.

ESPECIAL:
Prêmio Torcedores.com terá sua segunda edição em 2016 – e COM NOVIDADES!
Conheça os finalistas do Prêmio Torcedores.com de Mídia Esportiva 2016

Não adianta, começa ano e o torcedor quer que seu clube traga nomes consagrados, aqueles que botam medo nos rivais. Quando há grana no caixa, como é o caso do Palmeiras, a exigência ainda é maior. Só que o diretor Alexandre Mattos pode ter seu trabalho facilitado, e melhor: sem precisar gastar um centavo. No mercado, nem precisa procurar muito para achar jogadores interessantes “dando sopa” para jogar no Verdão.

OPÇÕES NO MERCADO

Em entrevista à Globo nos últimos dias, o meia Jesus Dátolo confirmou que não ficará no Atlético-MG em 2017. O jogador de 32 anos sofreu bastante com as lesões ao longo desse ano, porém estará com fome de bola para o ano que vem. No Galo, o argentino conquistou grandes títulos como a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil, ambos em 2014.

Dátolo é um desejo antigo da diretoria do Verdão e agora ficará livre para assinar. Outras duas opções para o setor de armação, tão criticado pelos palmeirenses, são Michel Bastos e Montillo. O jogador do São Paulo tem vínculo até dezembro de 2017, mas foi sondado pelo clube alviverde recentemente para possível troca com Rafael Marques. O meia, que também pode jogar de lateral-esquerdo, sequer vem sendo relacionado pelo técnico Ricardo Gomes e uma possível vinda para o Verdão é encarada com otimismo por grande parte dos palmeirenses.

Destaque de Cruzeiro e Santos, Montillo viu seu contrato com o Shandong Luneng, da China, acabar e está de volta à América do Sul. O jogador de 32 anos vem sendo sondado pelo Flamengo, mas, se quiser, o Palmeiras pode oferecer uma proposta salarial irrecusável para o argentino.

Antes mesmo de fazer uma operação milionária para trazer ou Miguel Borja, do Atlético Nacional, ou Lucas Pratto, do Atlético-MG, o Palmeiras pode ter uma solução alternativa para o substituto de Gabriel Jesus – o peruano Jefferson Farfán. Com passagens pelo PSV, da Holanda, e o Schalke 04, da Alemanha, o centroavante de 32 anos ainda dá conta do recado. No Brasil, o Fluminense monitora a situação do atleta, mas só basta um telefonema de Mattos que…

Por fim, caso o Verdão não consiga segurar Yerry Mina, que vem sendo sondado por Barcelona e Bayern de Munique, a solução pode vir de Minas Gerais e de bom currículo. Campeão pela Libertadores de 2013, entre outros títulos, Leonardo Silva tem contrato expirado em dezembro e o fato de ter jogado com Cuca no Galo pode facilitar uma possível negociação.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.